José Gonçalves Filho, coordenador do Centro de Atendimento ao Munícipe "Guerino Bertolini", que fica na Zona Leste, fez uso da Tribuna Livre durante a 41ª Sessão Ordinária que ocorreu na segunda-feira (9), na Câmara Municipal, e falou sobre ações realizadas no local, e também da campanha S.O.S. Bosque Ararinha II.
Paraíba, como é conhecido, mostrou um balanço dos atendimentos realizados nos últimos 10 meses no CAM. De janeiro a outubro de 2015, por exemplo, foram realizados mais de 38.900 atendimentos, como serviços de protocolo e tributação.
O Centro de Atendimento ao Munícipe fica na avenida Irineu Carroci, no bairro José Ometto II, e funciona de segunda a sexta-feira das 9 às 16h.
O Bosque "José Fernandes de Mattos" – Ararinha, também foi tema da Tribuna Livre. Paraíba falou sobre o histórico do bosque, que foi inaugurado em 2007. No ano seguinte alguns munícipes começaram a utilizar a área para o descarte de lixo, o que ocasionou uma degradação ambiental.
Em 2012 a comunidade da zona leste e a prefeitura realizaram mutirões de limpeza para preservar a área verde. Esta ação foi denominada de "S.O.S. Bosque Ararinha". A 2º edição será neste domingo, 15 de novembro, das 07h30 às 11h, e terá atividades esportivas, recreativas e culturais.
Carbono Zero
Em dezembro de 2014 a Câmara Municipal realizou o 4º plantio de mudas de árvores por meio do programa Carbono Zero. A ação ocorreu no próprio Bosque Ararinha e mais de 450 mudas foram plantadas. A mesma ação foi realizada em 2013.
O programa "Carbono Zero" foi criado pela resolução nº 10 de 11 de agosto de 2009, de autoria do vereador Breno Zanoni Cortella (PT) e tem o objetivo de neutralizar as emissões de gás carbônico gerados durante o ano pelo Poder Legislativo local.
Consiste no plantio de mudas em áreas públicas de conservação e preservação ambiental, além disso, tem como conceito-base a quantificação de emissões de gases de efeito estufa, associadas com as atividades de indivíduos e da instituição e a respectiva compensação por meio do co-financiamento de projetos que sequestrem ou evitem emissões em quantidade equivalente, pelo plantio de mudas.
O Bosque "José Fernandes de Mattos – Ararinha" tem uma área de 146 mil m² de vegetação secundária e é o maior espaço verde na zona urbana da cidade.
Publicado em: 10/11/2015 14:45:00
Publicado por: Imprensa