Funcionários e vereadores da Câmara Municipal de Araras também abraçaram a causa da campanha "Novembro Azul", contra o câncer de próstata. Nesta terça-feira (10) é possível ver os funcionários e servidores trabalhando com roupas na cor azul ou com um broche com a fita símbolo da campanha.
A Câmara Municipal de Araras, que aderiu à campanha nacional "Novembro Azul", deu início no dia 4 de novembro a uma exposição em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, e também a inauguração da iluminação azul na fachada da Casa.
A programação também inclui uma palestra que será realizada hoje (10) com a participação do médico oncologista e hematologista Rogério Jorge Castro que falará sobre o câncer de próstata, conscientização sobre a prevenção e tratamentos. O debate será no plenário "Bruno Moysés Batistela" e é aberto a toda população. A iniciativa da campanha é da presidente do Legislativo, vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC).
"Ainda existe muito preconceito em relação ao câncer de próstata, principalmente sobre a realização do exame. Com a campanha buscamos desmistificar o assunto e oferecer orientação, informação e debate para a população", afirma Magda. Os eventos do "Novembro Azul" são uma parceria entre a Câmara Municipal, Escola Legislativa e Câmara Participativa.
A ação é semelhante a que ocorreu no mês passado na Câmara com a campanha "Outubro Rosa", de combate e conscientização ao câncer de mama.
Decoração
Com o início da campanha "Novembro Azul", a Câmara Municipal decorou a fachada do prédio com 10 metros de tecido azul e também iluminou a área externa do Legislativo com luzes de led na mesma cor, chamando a atenção dos munícipes que passam pelo local. A iluminação permanecerá durante todo o mês de Novembro.
Exposição
Integrando a campanha, foi aberta nesta quarta-feira uma exposição no Espaço Artístico-Cultural da Câmara, no Átrio "Presidente Vereador Pedro Pessotto Filho". A exposição, que é uma parceria entre o Legislativo e o Instituto Lado a Lado pela Vida orienta sobre o que é o câncer de próstata, os sintomas, tratamento, diagnóstico, prevenção e detecção precoce e fatores de risco.
A importância da campanha
O câncer de próstata é uma doença silenciosa, com números alarmantes: de 68 mil novos casos que são descobertos ao ano no Brasil, quase 14 mil acabam em morte. Contudo, a detecção precoce da doença pode aumentar as chances de cura em 90%. No entanto, há ainda um vilão nesta batalha: cerca de 87% dos homens afirmam que o preconceito atrapalha na realização de exames preventivos.
A função do "Novembro Azul" é conscientizar as pessoas acerca da doença, incentivar a prevenção e desconstruir preconceitos em favor da vida, buscando levar informação e conscientização a todos em prol da saúde masculina.
Com informações do Instituto Lado a Lado pela Vida.
Publicado em: 10/11/2015 15:26:00
Publicado por: Imprensa