A Câmara de Araras participou do XXVI Encontro da Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas. Esteve presente o vereador Breno Cortella (PT), ex-presidente da Câmara e criador da Escola Legislativa de Araras no ano de 2014. Também participaram outras duas integrantes do Conselho Gestor da Escola Legislativa de Araras, Tais Maciel Silva, Chefe de Gabinete do Vereador Breno e Gleicy Kelly Marques da Silva, Diretora Legislativa.
O evento teve início na quarta-feira (04) na cidade de São Paulo e as atividades seguiram até sexta (06). O encontro foi promovido de forma conjunta pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Participaram cerca de 150 pessoas de escolas de câmaras municipais, assembleias legislativas e tribunais de contas de todas as regiões do Brasil.
No Encontro, foram debatidos temas como cidadania e Escolas Legislativas como disseminadoras de educação cidadã e ampliação da atuação do Poder Legislativo em todo país. Assim, aconteceram painéis de debate sobre os desafios para a consolidação das Escolas do Legislativo e de Contas como polos de formação cidadã, com Comunicação Pública e a aproximação do cidadão ao Legislativo. Também foi proferida palestra seguida de debate sobre indicadores, políticas públicas e o papel das Escolas no fomento ao Controle Social.
Durante o Encontro o vereador Breno Cortella foi convidado pelo presidente da Abel, Dr Florian Madruga para falar sobre a experiência de Araras. Breno também foi apresentado por Madruga como um exemplo de ações legislativas exitosas por ter sido vereador-jovem da Câmara-Jovem de Araras e depois vereador presidente criador da Escola da Câmara de Araras. "As Escolas Legislativas tem a capacidade de organizar um séria de ações relevantes que estabelecem um novo patamar de atuação do Poder Legislativo. Ao participarmos do evento debatemos novos caminhos e conhecemos novas ideias muito boas", disse o vereador Breno.
Também ocorreram apresentações das escolas legislativas sobre projetos que desenvolveram. Por fim, a Carta de São Paulo foi apresentada e aprovada pelo plenário, destacando os pontos de positivos do Encontro da Abel. "Ver a evolução das escolas é gratificante. Estamos vendo hoje o trabalho que começamos com a Abel num passado recente. Plantamos sementes que germinaram e geraram frutos rapidamente. É um sinal de que o solo é fértil", completou o presidente Florian Madruga.
Com informações da assessoria do gabinete do vereador Breno Zanoni Cortella (PT).
Publicado em: 11/11/2015 16:06:00
Publicado por: Imprensa