Notícias

Notícias da Câmara



Breno Cortella recebe medalha por ter sido eleito o vereador mais atuante de Araras

O vereador Breno Cortella (PT) foi escolhido o vereador mais atuante de Araras segundo pesquisa com a população do município realizada pelo Instituto Tiradentes.  Por atingir a primeira colocação na cidade o parlamentar recebeu a "Medalha Alferes Tiradentes – Colar de Ouro".

A entrega aconteceu em São Paulo no encerramento do 95º Seminário Brasileiro de Prefeitos, Vereadores, Procuradores Jurídicos, Controladores Internos, Secretários e Assessores Municipais. O evento reuniu dezenas de autoridades e debateu temas com mobilidade urbana, sustentabilidade, educação, parcerias público privadas e política de atração de geração de empregos.

A premiação é resultado de uma consulta promovida pelo Instituto Tiradentes que foi divulgada no mês de outubro. O Instituto utiliza o Sistema Sentio, um software que realiza pesquisa via telefone com a população de cidades de todo o Brasil. As ligações foram efetuadas nos meses de agosto e setembro deste ano, em dias e horários alternados e os números de telefone são sorteados pelo sistema.

O vereador Breno disse que ficou horado com o resultado e com o reconhecimento da população. Com 30 anos de idade, Breno está sem seu terceiro mandato consecutivo e atualmente é o vereador em atividade com mais tempo de Câmara. No último biênio 2013/2014 Breno foi o presidente da Câmara, tendo sido eleito com aprovação unânime dos parlamentares ararenses, o que não acontecia desde o ano de 1973.

"Agradeço a lembrança pois tenho me dedicado muito ao interesse público há mais de 10 anos. Acredito que isso reflete esse trabalho e a experiência que tenho adquirido na atuação na Câmara", afirmou. Nas últimas três eleições municipais Breno cresceu sua votação com 1.230 em 2004, 2.719 em 2008 e 2.940 votos em 2012. Breno também foi candidato a deputado estadual em 2010 alcançando 27.958 votos, ficando como suplente da coligação.

Breno foi convidado pelo Instituto para participar do seminário e receber a medalha. Segundo a instituição a honraria é conferida aos políticos que obtiveram aprovação na pesquisa e que possuam ilibada idoneidade moral e relevantes serviços prestado em prol da comunidade. "A aprovação das pessoas me estimula a continuar trabalhando com afinco pelo município", afirmou o vereador.

Em Araras 387 pessoas participaram da pesquisa. Breno Cortella obteve 66 menções, Marcelo de Oliveira 62 e Bonezinho Corrochel 58. Os demais parlamentares não tiveram seus nomes divulgados no resultado.

O Instituto Tiradentes nasceu na cidade de Viçosa, Minas Gerais, no ano de 2003. Atualmente o Instituto realiza eventos de capacitação por todo Brasil com o objetivo de qualificar gestores públicos, estimulando o debate de temas pertinentes à administração pública.  "O Instituto tem o compromisso com o pluralismo de opiniões e o debate qualificado de ideias e acredita na democracia como processo de deliberação dos assuntos públicos", diz a entidade em sua apresentação.

O sistema SENTIO realiza pesquisas por telefone, onde é elaborado uma pergunta em todos os municípios com os nomes de todos os vereadores. O cidadão escolhe pelo próprio telefone o parlamentar mais atuante.

Para garantir a lisura do processo, o Instituto Tiradentes possui um banco de dados com mais de 120 milhões de telefones de todo Brasil. Dependendo da quantidade de habitantes de cada cidade (Probabilidade Proporcional ao Tamanho-IBGE) são sorteados pelo computador entre setenta a mil e quinhentos números de telefones para fazer parte da pesquisa, objetivando sempre que os resultados representem a situação da população dos municípios. As ligações são feitas em diferentes dias e horários da semana, incluindo sábado e o período noturno (até 20h).

Instituto Tiradentes: http://www.institutotiradentes.com.br

Vídeo sobre pesquisa Vereadores Mais Atuantes: https://goo.gl/lrftjE

 

Com informações da assessoria do gabinete do vereador Breno Zanoni Cortella (PT).

 

Visualize fotos




Publicado em: 25/11/2015 15:43:00

Publicado por: Imprensa