A palestra beneficente com o professor Mario Sergio Cortella em Araras no último dia 25 de novembro arrecadou 904 itens entre produtos de limpeza e higiene para a Obra Salesiana de Apoio Fraterno, a OSAF. A atividade foi organizada pelo vereador Breno Cortella, que é sobrinho do palestrante.
Com o tema "A Era da Curadoria: Ética, Família e Educação" o evento reuniu mais de 600 pessoas. Mediante a troca por ingressos foram obtidos 104 desinfetantes, 608 detergentes, 82 pacotes de papel higiênico, 47 querosenes perfumados e 63 vassouras.
A coordenadora da Osaf de Araras, irmã Maria Guadalupe Lara Brieño, ficou muito satisfeita e ressaltou a importância de eventos onde todos ganham, tanto a instituição beneficiada quanto as pessoas, que puderam partilhar o conhecimento do professor Cortella. "Será de grande valia para nossa entidade esses materiais arrecadados e nos ajudará muito ao longo de todo o ano de 2016. Foi um orgulho poder participar ativamente da palestra", disse. Irmã Guadalupe também agradeceu o vereador Breno e o professor Mario Sergio Cortella. "A palestra foi muito proveitosa para todos que participaram e meus a gradecimentos não cabem em um 'obrigada' ao vereador Breno e ao seu tio", afirma.
O vereador explica que uma das razões da realização da palestra ser prol da Osaf e no Insa tem relação com os 200 anos de Dom Bosco e os 120 anos do Insa, comemorados neste ano de 2015. "Tenho muita admiração pelo trabalho Salesiano e essas são datas históricas importantes daqueles que tem atuado na educação e em defesa dos jovens, que merecem nossa deferência", disse Breno. A palestra também marcou os 10 anos de mandato do vereador Breno Cortella, que teve início em 2005.
Breno Cortella ficou muito satisfeito com a atividade. "Ficamos muito felizes com o interesse das pessoas com o tema e com o carinho de um modo geral desta cidade que acolheu tão bem meu pai e minha mãe na década de 80", disse Breno ao lembrar de seus pais falecidos. O vereador também agradeceu o tio, que tem sempre atendido seus pedidos. "Como as pessoas pediram já estamos pensando em realizar outro evento para o primeiro semestre de 2016", conclui.
Os primeiros ingressos esgotaram rapidamente e foi montado um telão no pátio lateral com transmissão simultânea, com um novo lote ingressos. A instalação do telão contou com o apoio da Consoni Assistência Funeral e da construtora Matéria Prima.
A diretora geral do Insa Sueli Aparecida Lima Fernandes apontou que além de um presente para o INSA, foi um presente para a cidade. "É uma honra receber este evento em nossa escola", aponta. Na mesma ocasião, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos lançou um selo comemorativo pelos 120 anos do Insa, que já está sendo comercializado.
Mario Sergio Cortella falou de sua satisfação em proferir mais uma palestra em Araras, especialmente em prol de uma entidade social importante do município. Ele destacou a relevância da cidade para a família Cortella, desde que seu irmão Étore passou a residir aqui. Dentre outros assuntos o professor discorreu sobre ética e educação. E usou como mote um verso da música "Trem das Onze" de Odoniram Barbosa para explicar o significado de curadoria. "Minha mãe não dorme enquanto e u não chegar", foi um conceito ampliado para outros aspectos da vida em comunidade, do zelo com a cidade, com os negócios, com a política e com trabalho. Com seu bom humor tratou sobre a importância da autoridade e o papel dos pais na educação dos filhos.
A Livraria Eureka comercializou obras do palestrante e ao final da atividade, o filósofo autografou livros e conversou com participantes.
Com informações da assessoria do gabinete do vereador Breno Zanoni Cortella (PT).
Publicado em: 04/12/2015 15:02:00
Publicado por: Imprensa