A Escola Legislativa da Câmara Municipal de Araras realizou mais um Seminário “Pensando Araras”. O tema discutido na noite de quinta-feira (03) foi “Mobilidade Urbana”.
A mesa foi composta pelo vereador Breno Zanoni Cortela (PT), pelo secretário municipal de Segurança Pública de Araras, General João Tranquillo Beraldo, diretor de Trânsito da Prefeitura Municipal, Luiz Carlos Bressan Jr., a arquiteta do Núcleo Técnico de Mobilidade Urbana do Município, Adriana Corsini Menegolli, e o diretor de Infraestrutura da SP Trans (São Paulo Transportes S. A.), Salvador Khuriyeh.
Adriana Menegolli abriu o seminário falando sobre o Plano de Mobilidade Urbana (Planmob) de Araras. Segundo ela, o município, há três anos, elabora o documento. “Estamos levantando todos os aspectos relacionados ao assunto e discutindo com a comunidade. A cidade deve atender à coletividade. O plano é um requisito básico para Araras buscar recursos federais a serem aplicados em projetos da área de mobilidade”.
Luiz Carlos Bressan informou que Araras tem hoje 91 mil veículos. “O crescimento que a cidade vem apresentando faz com que pensemos melhor em como ocupar e usar o seu território, mas olhando primeiramente o cidadão, o ser humano”, comentou ele.
Para o General João Beraldo, a mobilidade urbana também tem como prioridade o foco no coletivo. “Não se pode buscar soluções para os problemas da área visando somente um seguimento. Principalmente porque as melhorias só serão alcançadas com mudanças de hábitos de todas as pessoas envolvidas. Não há soluções mágicas”, disse o secretário, relatando dificuldades que Araras vem enfrentando em relação ao seu trânsito.
Salvador Khuriyeh fez uma longa explanação sobre o que a administração municipal de São Paulo vem fazendo no trânsito da cidade. “Todos os projetos têm um objetivo principal: diminuir o número de carros que circulam nas ruas. Para tanto, estamos investindo na construção de ciclovias e na ampliação e melhoria do transporte público”.
O público presente no Plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela” participou da discussão, fazendo questionamentos aos integrantes da mesa, principalmente em relação à atual situação e ao futuro da mobilidade urbana em Araras.
Publicado em: 04/12/2015 16:01:00
Publicado por: Imprensa