A presidente da Câmara Municipal de Araras, vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC), participou da 12ª Sessão Ordinária do Praup (Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba), que aconteceu na Câmara dos Vereadores de Piracicaba/SP na quinta-feira (3). Magda é a atual 2ª vice-presidente do Praup e compôs a mesa na ocasião.
Durante a sessão, que foi a última do ano, foram votados requerimentos, moções e as atas das sessões anteriores. Foi convidada para a sessão a presidente da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo), Maria Izabel Noronha, que falou sobre a reorganização do ensino no Estado de São Paulo.
Também foi aprovada pelos parlamentares uma moção de protesto ao governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), proposta pelo legislador José Antonio Fernandes Paiva (PT), representante de Piracicaba. A propositura, aprovada por unanimidade, repudia o não reajuste dos salários dos professores estaduais, que ficaram 92 dias de greve, e também a proposta do governo do Estado pela reestruturação da rede do ensino paulista, que, inclusive, foi suspensa oficialmente na tarde da sexta-feira (04), conforme anúncio do governador.
Durante um debate sobre a preocupação dos municípios com os casos de Chikungunya e do Zika Virus, e também sobre a preparação das equipes de combate ao mosquito Aedes aegypti para o próximo verão, quando se intensificam as chuvas, Magda falou a respeito do trabalho realizado em Araras pela Secretaria Municipal de Saúde. “Neste ano, a equipe realizou um ótimo trabalho no combate a dengue em Araras, com vários ‘arrastões’ em todos os bairros”, disse.
Ainda na sessão, os parlamentares discutiram o combate ao racismo, e também foram aprovadas moções de apelo ao Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado Federal para que garantam lisura em todo o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT). E outra moção à Comissão de Ética da Câmara dos Deputados, a fim de que apure também, com lisura e idoneidade, dando continuidade às investigações de decoro parlamentar contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB/RJ).
Participam do Praup mais de 70 parlamentares regionais, que representam as 23 Câmaras Municipais e seus mais de 1,3 milhões de habitantes. A transformação do Aglomerado Urbano de Piracicaba é um dos objetivos do parlamento para proporcionar uma participação maior nas discussões entre representantes dos municípios e do governo do Estado de São Paulo. É o primeiro passo também para a criação da Região Metropolitana de Piracicaba, processo que ainda aguarda assinatura do governador Geraldo Alckmin para aprovação.
A Câmara de Araras aderiu em dezembro de 2013 ao Protocolo Estatutário do Praup, na conformidade do seu Ato Constitutivo, de 2 de novembro de 2013. A próxima sessão ordinária do parlamento será dia 11 de fevereiro de 2016 na cidade de Laranjal Paulista/SP, devido ao recesso.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC).
Publicado em: 07/12/2015 10:33:00
Publicado por: Imprensa