A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) protocolou na manhã de segunda-feira (15) uma indicação ao Poder Executivo para que viabilize e adote as medidas necessárias para a realização de campanha de vacinação antirrábica (contra a raiva) em Araras, como medida de prevenção e controle da doença.
Embora a imunização deva acontecer anualmente, em 2015 o município de Araras não realizou a campanha de vacinação antirrábica. Em contato com a Secretaria de Estado da Saúde, apurou-se que a vacina está em falta em todo o estado de São Paulo, que não recebeu as doses do Ministério da Saúde.
Já segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, não há definição de mês específico para a realização da campanha nos estados e a distribuição das vacinas obedece a um critério de avaliação de risco epidemiológico. Atualmente, o estado de São Paulo não é considerado prioritário, embora tenha registrado um caso da doença no mês de novembro.
"Está claro que tanto o Governo Federal, quanto o Estadual estão falhando na manutenção de uma importante política pública de saúde. Assim, mesmo ciente do impacto financeiro, faço o pedido e espero contar com o esforço da Prefeitura Municipal de Araras na realização dessa importante campanha de prevenção contra a raiva animal", frisa a vereadora.
Entenda a doença
A raiva é uma zoonose (doença transmitida pelos animais ao homem) de letalidade elevada. Não existe nenhum medicamento com eficácia comprovada na cura dessa doença. Portanto, a vacinação ainda é o método mais eficiente na prevenção. Alertar a população para a importância da vacinação do seu animal de estimação é essencial para garantir a proteção tanto em animais, quanto em humanos.
Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB)
Publicado em: 15/02/2016 16:22:00
Publicado por: Imprensa