O vereador da Câmara de Leme/SP, Ricardo Pinheiro de Assis (PSC), ocupou, a convite, a tribuna da 9ª Sessão Ordinária, na segunda-feira (28). Ele falou a respeito da utilização da substância química denominada fosfoetanolamina sintética, mais conhecida como "pílula do câncer".
Ricardo relatou que o produto foi desenvolvido por um pesquisador da Universidade de São Paulo – USP, campus de São Carlos/SP. "Ele mesmo o utilizou e foi curado de um câncer. Depois disso, passou a distribuí-lo gratuitamente a outras pessoas, com resultados positivos", explicou.
O orador informou ainda que um projeto de Lei foi aprovado pelo Congresso Nacional, liberando a fabricação e o uso da fosfoetanolamina, mesmo sem o seu registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa. "Mas a agência recomendou à presidente da República que não sancione a lei porque o produto não teve eficácia oficialmente comprovada", completou.
Ricardo defendeu o uso do medicamento a fim de que pacientes com câncer possam ser beneficiados o mais rapidamente possível. E solicitou apoio dos vereadores e da população ararenses com uma moção de apelo dirigida à presidente Dilma Rousseff, acompanhada de um abaixo-assinado, pedindo a sanção da lei.
Publicado em: 29/03/2016 18:28:00
Publicado por: Imprensa