O prefeito Nelson Dimas Brambilla foi contemplado mais uma vez pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae como “Prefeito Empreendedor”. Este ano, ele ganhou em duas categorias: "Desburocratização e Formulação" e "Compras Governamentais de Pequenos Negócios".
Essa é a segunda vez que Brambilla recebe o "Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor". Ele afirmou que o vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT) tem grande participação nessas conquistas. A declaração de Brambilla foi feita na manhã de sexta-feira (3), durante coletiva de entrega do prêmio, em seu gabinete.
Segundo o prefeito, Zé Bedé foi o grande incentivador da implantação e criação da Lei Geral Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte do Município de Araras, que reduzem a burocracia e facilitam a vida de quem possui ou pretende abrir um pequeno negócio. "E foi a partir desta Lei que nós estamos conseguindo ampliar a formalização dos pequenos empreendedores de Araras e fazendo com que a Prefeitura possa comprar dos pequenos empreendedores".
O prefeito foi ainda taxativo: "Preciso sim fazer esse agradecimento ao vereador, porque ele insistiu muito que eu criasse e regulamentasse essa Lei no município e, inclusive, trouxe exemplos de outras cidades para que nós pudéssemos adequá-los em Araras. E hoje estamos colhendo os frutos". Para Brambilla, essa foi uma receita simples, mas que trouxe grandes resultados.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Empregos e Renda, Leonardo Dias, também agradeceu o apoio do vereador. Ele informou que em julho de 2012, quando foi criado a Lei em Araras, havia apenas 563 Microempreendedores Individuais - MEI´s formalizados. E até o mês de abril já somaram 3.523, em um aumento de mais de 600%. "É importante lembrar que, além de estarem gerando impostos, cada um deles pode empregar uma pessoa, o que também contribuiu com o aumento nos postos de trabalho em nossa cidade", relatou o secretário.
Hoje, microempreendedores individuais também estão participando das licitações da Prefeitura e prestando serviços para a administração pública, isso sem contar que Araras já está servindo de modelo para outros municípios, como Leme, Porto Ferreira e Rio Claro.
Rapidez na formalização
De acordo com o consultor do Sebrae-SP, Luís Adriano Alves Pinto, a média para um empreendedor abrir uma empresa no Brasil é de 107 dias. Em Araras, alguns empreendedores chegam a pegar o alvará em apenas cinco dias com a nova Lei, que partiu do vereador Zé Bedé.
"Araras se diferencia e, mesmo nesse tempo de crise, consegue ampliar suas políticas públicas, incentivando o empreendedorismo", disse o vereador Breno Zanoni Cortella (PDT), que também participou da coletiva e acompanhou a luta do vereador Zé Bedé para que o prefeito Brambilla aprovasse a lei.
O vereador Zé Bedé afirmou que participar das conquistas desses prêmios é motivo de grande satisfação, principalmente vindo do Sebrae. "Sinto-me com o dever cumprido e agradeço ao prefeito Brambilla por ter atendido esse meu pedido", disse.
Zé Bedé também agradeceu os empreendedores, que estão acreditando e investindo na cidade, e toda a equipe da Secretaria de Desenvolvimento que dá o suporte para incentivar os pequenos negócios. "Parabéns a todos por mais essa conquista", finalizou o vereador.
Com informações da assessoria de gabinete do vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT)
Publicado em: 03/06/2016 17:30:00
Publicado por: Imprensa