O vereador Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PTB) protocolizou nesta quarta-feira (22/) na Câmara Municipal o Projeto de Lei que Institui no município de Araras a “Semana Municipal de Prevenção a Violência contra Mulher”.
Se aprovado o referido Projeto, a Semana Municipal de Prevenção a Violência Contra a Mulher será celebrada todo ano, na última semana do mês de novembro, mês este em que se comemora no dia 25, o Dia Internacional de Combate a Violência contra a mulher, e tem o objetivo de fomentar a realização de eventos, bem como ações socioeducativas e preventivas no combate à violência contra mulher.
Ao falar sobre a importância de tal projeto, Bonezinho destacou que: “Apesar de ser um crime e grave violação de direitos humanos, a violência contra as mulheres segue vitimando milhares de brasileiras reiteradamente todos os dias, e acredito que a conscientização dos direitos das mulheres e a educação social desde a infância sejam a solução para que estes crimes se tornem cada vez menos comuns, e as mulheres sejam cada dia mais respeitadas desde dentro do seu lar, como em qualquer outro local que estejam.”
Segundo dados divulgados no Balanço dos atendimentos realizados de janeiro a outubro de 2015 pela Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República: 38,72% das mulheres em situação de violência sofrem agressões diariamente; para 33,86%, a agressão é semanal. No Brasil são realizadas em media 63.090 denúncias de violência contra a mulher por ano - o que corresponde a um relato a cada 7 minutos no País. Já no Estado de São Paulo registra-se, em média, um novo caso de violência contra a mulher a cada 04 minutos, segundo dados do Boletim Estatístico Eletrônico, administrado pela Secretaria da Segurança Pública do Estado.
Diante de dados e fatos tão alarmantes, é visivelmente clara a necessidade de atos que desenvolvam e criem uma educação preventiva dentro de nossas comunidades, escolas e repartições públicas municipais, para que as mulheres conheçam seus direitos, e a população como um todo tenha consciência de que a violência nunca é solução, e sempre tem conseqüências negativas.
Bonezinho enfatizou que: “Instituir a Semana Municipal de Prevenção a Violência Contra a Mulher é dar a oportunidade das mulheres conhecerem seus diretos, e colocá-los em prática, exercendo sua liberdade, e também mostrar o compromisso do município em apoiar, conscientizar e lutar contra esse tipo de violência. A educação preventiva é a melhor forma de lutar contra este mal que atinge todas as esferas da nossa sociedade, e que ainda é tratado de forma tão subliminar”.
Agora o Projeto segue para analise e votação em plenário, onde se espera contar com o apoio dos nobres pares, para que a semana municipal de prevenção a violência contra a mulher seja instituída em nossa cidade, ajudando através da educação preventiva no combate a este tipo de violência.
Com informações da assessoria do gabinete do vereador Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PTB).
Publicado em: 23/06/2016 19:22:00
Publicado por: Imprensa