Notícias

Notícias da Câmara



Criação do Dia Municipal da Doula é aprovado por unanimidade

O projeto é de autoria da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).

Foi aprovado por unanimidade na noite de segunda-feira (27), durante a realização da 22ª Sessão Ordinária, o projeto de lei de autoria da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) que institui o Dia Municipal da Doula em Araras. A data será comemorada anualmente em 18 de dezembro.

A palavra "doula" vem do grego e significa "mulher que serve", e se aplica às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres durante a gestação, no trabalho de parto e na amamentação. A atuação das doulas comprovadamente contribui para o empoderamento feminino e, consequentemente, para a redução do número de cesarianas e de violências obstétricas registradas. Os índices apontam para 85% de partos cirúrgicos na rede privada, segundo o Ministério da Saúde. Um número muito acima dos 15% recomendados pela Organização Mundial de Saúde - OMS.

A doula não substitui o acompanhante. No entanto, dá suporte e orienta o acompanhante a oferecer apoio e conforto à mulher, mostrando como ser útil e não ficar perdido na assistência à mulher, o que normalmente ocorre. A doula também não substitui os outros profissionais de saúde envolvidos na assistência ao parto, mas contribui com a segurança do parto e a diminuição das intervenções desnecessárias para a saúde da mulher e do bebê.

Com a ação, Araras é inserida no movimento de valorização da atuação das doulas e da garantia dos direitos das gestantes, além de favorecer a expansão e importância de sua atuação e estimular ações informativas, visando à conscientização sobre a importância dessas profissionais na gestação, por meio de debates e eventos a serem promovidos na data comemorativa.

"Ter um dia de reflexão, incentivo e comemoração, voltado para a doula favorece a expansão e importância de sua atuação e, principalmente, a promoção dos direitos da mulher gestante. O projeto é resultado de uma importante parceria com um grupo de mães, conscientes do seu papel e das transformações que podem realizar na sociedade com a união de forças", comenta a vereadora Anete, proponente da lei.

 Crédito texto e foto: Thiago Marquezin – assessor da vereadora

Com informações da assessoria de gabinete da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB)

 

Visualize fotos




Publicado em: 01/07/2016 14:12:00

Publicado por: Imprensa