A Câmara Municipal de Araras realizou reunião na noite de segunda-feira (25), no prédio do legislativo, para debater a viagem a Brasília/DF das alunas participantes do projeto Câmara Mirim 2016.
Participaram do encontro a presidente da Câmara Municipal, vereadora Magda Carbonero Celidorio (Rede); o diretor de comunicação da Câmara, Vinícios Felizatti Franzoni; a diretora legislativa, Gleicy Kelli Zaniboni Marques da Silva; a secretária municipal de Educação, Elizabeth Cilindri; a diretora da Coordenadoria de Educação Integral da Secretaria Municipal de Educação, Mara Leveghim; a diretora da Emef "Professor Júlio Ridolfo", Márcia Regina Argente Carminatti; o coordenador pedagógico da mesma escola, Cristiano César Ferreira de Oliveira; as alunas participantes do projeto Câmara Mirim 2016, Lívia Siqueira Caetano, Júlia Ribeiro, Brenna Abreu e Maria Eduarda Fornaro; além de pais e responsáveis pelas estudantes.
O objetivo da reunião foi esclarecer aos presentes sobre a seleção das alunas que irão participar da etapa nacional do projeto Câmara Mirim, na Câmara dos Deputados. A programação acontecerá no próximo mês de outubro e reunirá representantes de vários municípios brasileiros.
As adolescentes selecionadas receberão aulas dos diretores de comunicação e do legislativo da Câmara Municipal sobre legislação e oratória com o objetivo de aprofundar nos trâmites do Legislativo e aprender como realizar pareceres e como criar emendas nas leis. Desse modo, as estudantes estarão mais preparadas para atuarem na Sessão da Câmara Mirim, na Câmara Federal.
Câmara- Mirim
Câmara Mirim é um programa de educação para democracia desenvolvido pelo "Plenarinho", portal infanto-juvenil da Câmara dos Deputados, que simula os passos para apresentação, discussão e aprovação de um projeto de lei.
As estudantes ararenses selecionadas cursam o 9º ano da Emef "Professor Júlio Ridolfo", no bairro Jardim São Luiz. Elas participaram da Sessão Ordinária da 3ª Legislatura da Câmara Mirim no último dia 22 de junho, realizada pela Câmara Municipal de Araras por meio das Diretorias Legislativa e de Comunicação, quando apresentaram propostas de projetos de leis de suas autorias, prevendo ações de cunho social.
Lívia Caetano e Júlia Ribeiro defenderam em conjunto proposta sobre o respeito à diversidade sexual. Brenna Abreu defendeu o projeto "Cidade das árvores, de novo!", com o objetivo de incentivar a rearborização de Araras. Maria Eduarda Fornaro focalizou o recolhimento especial de pilhas, baterias e celulares, dentro do tema "Coleta legal".
As propostas de projetos de leis foram encaminhadas pela Câmara Municipal ao Poder Legislativo Federal e estão concorrendo com outras, enviadas por câmaras de todo o Brasil. No dia 5 de agosto serão divulgadas as três escolhidas a nível nacional. As vereadoras-mirins de Araras poderão apresentar emendas aos pré-projetos.
Em 20 de outubro acontecerá em Brasília a reunião da comissão especial dos vereadores-mirins de cada município. Eles discutirão as propostas selecionadas. E, no dia seguinte, realizarão a Sessão Mirim no Plenário da Câmara Federal, na qual será simulada uma sessão ordinária, com votação das propostas. As escolhidas poderão ser transformadas em projetos de leis oficiais para serem apreciados pelos deputados federais.
Publicado em: 26/07/2016 19:29:00
Publicado por: Imprensa