Três integrantes da Câmara Mirim de Araras visitaram na tarde de quarta-feira (28) o Centro de Atendimento Educacional Especializado “Ettore Zuntini”. Elas foram conhecer o trabalho desenvolvido pela escola, que atende alunos com necessidades especiais.
A visita foi acompanhada pelo historiador da Câmara Municipal, Andrei Felipe Campanini. As vereadoras mirins foram recebidas pela coordenadora pedagógica, Mara Leveguin, e pela professora de educação física Thaís Casemiro Flores.
Brenna Oliveira Abreu, Lívia Siqueira Caetano e Maria Eduarda Fornaro são vereadoras mirins que representarão o Poder Legislativo ararense na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. Faz parte do grupo ainda Julia Aparecida Ribeiro, que não participou da visita. Todas elas cursam o 9º ano da Emef "Professor Júlio Ridolfo".
No dia 20 de outubro de 2016 elas estarão na capital federal, onde acontecerá a reunião da comissão especial dos vereadores mirins escolhidos por vários municípios brasileiros. A reunião discutirá propostas selecionadas dentre as apresentadas pelos participantes, e que poderão ser transformadas em projetos de leis e serem votados pelos deputados.
No dia 21 os vereadores realizarão a Sessão Mirim no Plenário da Câmara Federal, simulando uma sessão ordinária e votando as propostas.
Cada delegação de vereadores mirins deverá defender um parecer sobre os temas a serem discutidos, que serão: 1º) preparar professores especializados para incluírem alunos com deficiência motora nas aulas de educação física; 2º) tornar o ensino da língua inglesa obrigatório a partir do 1º ano do ensino básico; 3º) instalar armários para a guarda de livros didáticos nas escolas públicas.
Visando aprofundar seus conhecimentos sobre o primeiro tema, as vereadoras entrevistaram a professora Thaís Flores e mantiveram contato com alunos do Centro “Ettore Zuntini”. Segundo Maria Eduarda, a visita foi importante para o melhor conhecimento do assunto. “Não imaginava como era possível a participação dos portadores de deficiência motora nas atividades com outros alunos”, ressaltou.
As representantes de Araras vêm sendo orientadas e acompanhadas pelas diretorias Legislativa e de Comunicação da Câmara, nas últimas semanas, em preparação para os eventos em Brasília
A Câmara Mirim é um programa de educação para democracia desenvolvido pelo "Plenarinho", portal infanto-juvenil da Câmara Federal, que simula os passos para apresentação, discussão e aprovação de um projeto de lei.
Publicado em: 29/09/2016 16:43:00
Publicado por: Imprensa