A Câmara Municipal realizou Sessão Solene na noite de quarta-feira (23) em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado anualmente na data de 20 de novembro. Cinco cidadãos afrodescendentes de Araras receberam homenagens de vereadores da atual Legislatura.
Os homenageados deste ano foram:
- Carlos Antônio de Souza Lemos, indicado pela vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB), é funcionário da empresa Nestlé em Cordeirópolis - SP, membro do Rotary Club de Araras-Sul e dedicado a ações sociais e religiosas;
- Priscila Soares de Andrade, indicada pelo vereador Breno Zanoni Cortella (PDT), trabalha em um consultório odontológico, e ainda é cantora e voluntária em ações da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério Belém.
- Elinaldo Galvão do Nascimento – Maguila, indicado pelo vereador Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), é motorista da Secretaria Municipal de Saúde, destacando-se pelo tratamento humanizado que dá aos pacientes;
- Maria Fátima de Oliveira, indicada pelo vereador Francisco Nucci Neto (PR), é telefonista da Santa Casa de Misericórdia de Araras, profissão que exerce há vários anos com muita dedicação;
- Mário Sidney Bueno, indicado pela vereadora e presidente da Câmara, Magda Carbonero Celidorio (Rede), é um destacado funcionário da empresa X-Data Informática e Papelaria.
A mesa da Sessão foi composta pela presidente Magda; pelos vereadores proponentes da homenagem; pelo chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal, Eduardo de Moraes, representando o prefeito Nelson Dimas Brambilla; e pelo ex-vereador Valdemir Gomes – Mami, que foi o idealizador da Sessão Solene pelo Dia da Consciência Negra.
Cada vereador falou a respeito da vida e da atuação de seu homenageado, na entrega dos certificados. Os agraciados também falaram. Priscila de Andrade fez seu agradecimento cantando uma música religiosa.
Magda Celidorio frisou o objetivo da cerimônia. “Essa solenidade do Dia da Consciência Negra é o momento em que são homenageadas pessoas que se destacam pelo trabalho realizado em nossa comunidade, com atuação voltada à promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, em relação aos afrodescendentes.”
Ao fazer seu pronunciamento, Mami chamou à atenção para o fato de que o Brasil possui uma raça única. “Eu acredito que, entre todos nós que estamos aqui hoje, aqueles de pela mais clara, aqueles de pele mais escura, nós todos somos uma única raça. É isso que nós precisamos conseguir enxergar”, disse o ex-vereador.
Eduardo de Moraes deixou a mensagem do Poder Executivo ararense. “Que a comunidade negra de Araras continue firme, atuante. Principalmente os negros jovens. Não esqueçam dos negros jovens porque eles têm um caminho ainda muito árduo para seguir”, finalizou o chefe de Gabinete.
Publicado em: 24/11/2016 15:34:00
Publicado por: Imprensa