A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) se reuniu nesta semana com a secretária municipal de Ação e Inclusão Social, Roanita Franco Bergamin, para encaminhar sugestões de ações por parte da secretaria.
Durante o encontro a vereadora pediu a colaboração de Roanita para buscar, junto à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, a implantação de uma unidade do restaurante popular “Bom Prato” em Araras. O programa foi criado com objetivo de oferecer a população de baixa renda, refeições saudáveis e de alta qualidade a custo acessível de R$1,00 para almoço e R$0,50 pelo café da manhã.
“Venho batalhando para a implantação do “Bom Prato” em Araras desde 2014 e realizei diversas agendas com autoridades estaduais e federais para nos ajudar nessa caminhada. Agora, também, contamos com o apoio da secretária Roanita e do nosso prefeito Pedrinho Eliseu na busca pelo programa”, comenta Anete.
Além do “Bom Prato”, a vereadora solicitou de Bergamin que manifeste, junto ao governo estadual, interesse em receber os programas: Padaria Artesanal, Escola de Moda e Escola da Beleza. Esses programas, de responsabilidade do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, visam a qualificação profissional e a formação de mão de obra especializada nessas áreas.
Entidades Sociais
Outro assunto abordado por Anete durante o encontro foi a preocupação com o repasse de recursos do município para entidades sociais das mais diversas áreas de atuação no município. Segundo informado por Roanita, por conta do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei 13.019/2014), o repasse ficou prejudicado e as entidades terão de se adequar as novas regras e estão auxiliando as entidades para a regularização da documentação pendente.
“Esse é um assunto de extrema importância e reflete no bom atendimento prestado à nossa população pelas entidades assistenciais e sociais de Araras, já que, muitas delas, dependem do repasse de recursos do município para se manterem em plena atividade. Após a adequação à nova lei, tudo será normalizado”, destaca a vereadora.
Moradores de Rua
Também abordado durante a reunião, foi a problemática que se instalou pelo aumento de moradores de rua em Araras, principalmente na área central, como na Praça Barão e no Calçadão “Monsenhor Quércia”. Segundo Roanita a Secretaria de Ação e Inclusão Social vem realizando um trabalho efetivo junto a equipe da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, além do acompanhamento psico-social do Centro POP no acolhimento e devido amparo à essas pessoas.
Com informações do gabinete da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB)
Publicado em: 01/02/2017 13:02:00
Publicado por: Imprensa