A secretária municipal de Ação e Inclusão Social de Araras, Roanita Franco Bergamin, ocupou a Tribuna Livre da Câmara Municipal, na última segunda-feira (10), durante a sessão ordinária atendendo convite do presidente da Casa Legislativa, o vereador Pedro Eliseu Sobrinho e revelou que mais de mil pessoas foram atendidas no Centro POP (Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua) só neste primeiro trimestre de 2017.
Segundo Roanita, em janeiro foram 515 atendimentos, 162 em fevereiro e 476 pessoas assistidas em março. “80% desses atendimentos são de pessoas que estão de passagem por Araras, que vem de outras cidades, são flutuantes e 20% são de ararenses que buscam ajuda”, disse a secretária.
O Centro POP “Narciso Gomes” fica localizado na região central de Araras e oferece serviços de assistência social, espaço para higiene pessoal, alimentação e oficinas. “O foco total do nosso trabalho é oferecer ajuda aos ararenses em situação de rua, hoje 35% dessas pessoas que vão buscar ajuda estão envolvidas com o álcool, 30% por conta de ter perdido o emprego, outros 30% em função de conflitos na família e 5% por motivos diversos”, explica.
No primeiro trimestre deste ano, foram acolhidos 26 ararenses em situação de rua, deste total, oito retornaram ao convívio de seus familiares e já estão trabalhando. “No nosso serviço de acolhimento, o morador de rua tem o direito de ficar até seis meses no Centro POP, porém, nesse caso, ele tem que ser ararense, nesse período ele passa por um procedimento de trabalho intenso e o nosso objetivo é fazer com que ele deixe a rua, volte a conviver em família e seja novamente incluído no mercado de trabalho”, discursa.
De acordo com a secretária Roanita Franco Bergamin, o trabalho de ação e inclusão social vem sendo bem feito na cidade de Araras e agradeceu o apoio das Secretarias de Saúde e de Segurança Pública. “Quero aqui dizer que ninguém faz nada sozinho, parabenizo toda a equipe do Centro POP pelo trabalho desenvolvido e agradeço demais o apoio do secretário de saúde, Luiz Emílio Salomé e o de segurança pública, Moisés Furlan, por eles serem prestativos e nos ajudarem quando precisamos”, relata.
Inaugurada em março do ano passado, a Unidade de Araras conta com investimentos da prefeitura e do governo federal, por meio do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome). Oferece atividades socioeducativas com o objetivo da inclusão familiar, capacitação do cidadão, encaminhamento para cursos profissionalizantes, inserção na rede de ensino e disponibilização de atividades esportivas, culturais, de lazer e ocupacionais, bem como atividades religiosas e de valorização da autoestima, desenvolvidas com o apoio de voluntários.
Com informações da Dietoria de Comunicação da CMA
Publicado em: 11/04/2017 16:26:00
Publicado por: Imprensa