A 5ª sessão ordinária da Câmara Jovem foi marcada por duas palestras, na última quarta-feira (7), no Plenário Bruno Moysés Batistela. O advogado especialista em direito trabalhista, Roberto Olimpio Junior, fez uma explanação sobre as principais mudanças da reforma da previdência e a historiadora Ana Maria Castillo falou sobre a trajetória do Poder Legislativo.
Para Roberto Olimpio Junior, especialista em direito previdenciário e pós-graduado em direito do trabalho, o principal tema de discussão sobre a transição da reforma da previdência é o tempo de contribuição e idade mínima. “Atualmente não existe idade mínima para se aposentar no Brasil, o contribuinte que ingressar no mercado de trabalho após a promulgação da nova lei sobre previdência, só se aposentará com idade mínima, para homem 65 anos e mulher 62 anos, observando o tempo de contribuição, que é de no mínimo 15 anos”, pondera.
Durante o discurso, o advogado explicou também sobre aposentadoria por invalidez, pensão por morte, aposentadorias especais (rurais, professores, policiais, LOAS, entre outras), regras de transição, valor dos benefícios e acumulação de benefícios.
Trajetória da Câmara Municipal
A historiadora da Câmara Municipal de Araras, a Professora Ana Maria Castilho, fez um discurso sobre a trajetória do Poder Legislativo. “Em 1872 ocorreu a primeira eleição para vereador e foi até 1873. O presidente foi Augusto Cincinato de Almeida Lima, só as elites cafeeiras faziam parte das eleições e dentre as atribuições dos vereadores estavam a organização da cidade, das ruas, praças e prédios públicos”, explica.
Após o uso da Tribuna Livre pelos convidados, o presidente da Câmara Jovem, Emerson Miguel da Silva, agradeceu a presença de ambos. “Quero aqui agradecer a presença da historiadora Ana Maria Castillo e do advogado Roberto Olimpio Junior que enriqueceram a sessão ordinária de hoje com muitas informações importantes”, disse.
A próxima sessão ordinária da Câmara Jovem está marcada para o dia 4 de setembro, às 16:00, no Plenário Bruno Moysés Batistela.
Publicado em: 08/08/2019 16:17:25
Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA