Os vereadores aprovaram por unanimidade, na última segunda-feira, dia 11 de abril, o projeto de lei de autoria da vereadora Maria do Socorro Paiva de Souza, que institui no calendário oficial de eventos da Prefeitura Municipal de Araras, o “Dia da Conscientização e Enfrentamento à Psicofobia”.
A proposta aprovada estabelece o dia 12 de abril como data para combater o preconceito e alertar a população sobre as consequências desse ato. A Psicofobia é um termo um tanto desconhecido, embora largamente praticado.
Trata-se do preconceito com pessoas com transtorno mental, como depressão, transtorno de ansiedade, transtorno bipolar, bulimia, entre outros. O preconceito pode ser caracterizado por negligência, rejeição e maus tratos que podem agravar o estado de saúde da pessoa que sofre com algum transtorno psicológico, podendo levar a pessoa ao suicídio. Este tipo de discriminação faz com que as pessoas não procurem o tratamento adequado e acompanhamento psiquiátrico.
De acordo com a justificativa do projeto, a data do dia 12 de abril foi estipulada pelo Senado Federal, por ser a data de nascimento do Chico Anysio, que era portador de depressão e que sofreu preconceito por sua doença.
Publicado em: 12/04/2022 08:53:13
Publicado por: Nilsinho Zanchetta – Diretoria de Comunicação da CMA