Notícias

Notícias da Câmara



“Dia Municipal dos Vicentinos” é aprovado na Câmara de Araras

De autoria da vice-Presidente da Câmara Municipal de Araras, vereadora Mirian Vanessa Pires, O projeto de Lei foi aprovado por unanimidade na última segunda-feira, dia 5 de dezembro, durante a 44ª sessão ordinária.

O Dia Municipal dos Vicentinos passa a fazer parte do Calendário Oficial do Município de Araras e a celebração será anualmente sempre no dia 27 de setembro.

A Sociedade de São Vicente de Paulo – conhecida pelas iniciais SSVP, é uma organização e um movimento católico internacional, muito conceituada, com mais de 170 anos de funcionamento. Foi fundada em Paris, na França, no ano de 1833, por Antônio Frederico Ozanam (na época com 20 anos de idade) e alguns companheiros.

Organizada sob forma de Federação Internacional, é creditada junto à Santa Sé e à ONU como instituição que se dedica ao serviço voluntário de promoção humana e assistência social nos 145 países em que atua, por meio, de seus inúmeros voluntários.

No Brasil a data em que se considera a implantação oficial da Sociedade de São Vicente de Paulo no Brasil é 16-11-1872, data da agregação da Conferência São José do Rio de Janeiro. A SSVP ajuda a todos que dela necessitam sem distinção de raça, cor, posição social e credo político ou religioso. Nenhuma forma de ajuda ou obra de caridade é estranha ao trabalho da SSVP, que mantém ainda o funcionamento de 580 asilos e 41 hospitais públicos (Santas Casas) localizados em diversos estados da federação.

A voluntariedade, a seriedade e o espírito de doação e partilha situaram a SSVP no rol das entidades mais respeitadas e reconhecidas no campo da promoção humana e assistência social em todo o mundo.

A SSVP no Brasil já foi contemplada com o Prêmio Direitos Humanos na categoria Idosos, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, em reconhecimento por ser a entidade voluntária que realiza o trabalho mais expressivo e abrangente de cuidado ao idoso.

Ainda, a SSVP obteve também o reconhecimento formal da importância de sua ação social traduzido pela instituição no calendário oficial de nosso país, pelo Congresso Nacional (lei federal nº 11.536/2007), do dia 27 de setembro.

Os membros da SSVP, denominados Vicentinos, são unidos entre si pelo espírito de pobreza e de partilha. Formam, no mundo inteiro, com aqueles a quem prestam auxílio, uma só família, buscando contato com todos os demais movimentos e organizações inspirados em São Vicente de Paulo: a Família Vicentina.

 

Visualize fotos




Publicado em: 12/12/2022 15:30:04

Publicado por: Nilsinho Zanchetta - Diretoria de Comunicação da CMA