A instituição da Semana Municipal de Conscientização ao Uso do Colar de Girassol em Araras, destinada a pessoas com deficiências ocultas, foi aprovada na última segunda-feira (12), durante a 19ª sessão ordinária da Câmara. A ideia é da vereadora Regina Corrochel (PTB).
De acordo com o projeto de lei, a semana será realizada anualmente próximo ao dia 21 de setembro, quando é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a fim de promover a conscientização da população sobre a importância do uso do artifício para a identificação de pessoas com deficiências ocultas.
A propositura também tem como objetivos incentivar o uso do colar pelas pessoas com deficiências e/ou doenças ocultas e estimular a capacitação de profissionais para o atendimento especial a essas pessoas.
“Ambientes com grande circulação são altamente propensos a ter confusões e gerar estresse nos clientes. No meio desse caos, uma pessoa com deficiência oculta pode ter uma crise a qualquer momento. Então, para evitar que isso aconteça, em 2016, em Londres, foi criado o colar de girassol, a fim de identificar e priorizar a assistência a essas pessoas. Portanto, nossa intenção é estimular uma maior divulgação e disseminação de informações sobre o uso do colar, conscientizando a população de que aqueles que portam este objeto carecem de atenção especial”, justificou a vereadora Regina.
O vídeo da 19ª sessão ordinária na íntegra está disponível no site, Facebook e YouTube da Câmara.
Publicado em: 15/06/2023 09:06:44
Publicado por: Rafael Siviero - Diretoria de Comunicação da CMA