Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei 93/2023, de autoria do vereador Márcio Ferreira Tonissi (Rede), que inclui no calendário oficial de Araras a Semana Municipal de Conscientização ao Tratamento da Endometriose, a ser realizada anualmente próximo ao dia 13 de março, que é o Dia Nacional da Luta Contra a Endometriose.
O objetivo é promover a conscientização da população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoces e estimular a capacitação de profissionais para o atendimento especial às pessoas com endometriose.
“Trata-se de uma doença séria, grave, não é câncer, porém é uma doença que traz muitas sequelas para a mulher, dores fortes, muito sofrimento na menstruação, muitas vezes leva à esterilidade. Existe ainda muita falta de informação a respeito dessa doença. Existem graus leves, graus mais intensos que tem infiltração, muitas vezes levando até à necessidade de se retirar pedaço do intestino, nas situações mais graves.”, explicou o ginecologista e obstetra Márcio Tonissi, durante a 32ª Sessão Ordinária.
Sabe-se que a endometriose afeta a qualidade de vida da mulher, comprometendo também suas relações pessoais e profissionais. De acordo com a justificativa do vereador Márcio Tonissi no projeto de lei, “a desinformação a respeito da endometriose leva ao diagnóstico tardio, piorando as condições de tratamento e prolongando o sofrimento”.
Emenda Supressiva
Referente ao Projeto de Lei nº 93/2023, o vereador Márcio Tonissi criou uma emenda supressiva ao Art. 3º, com o objetivo de adequar o projeto de lei de acordo com os apontamentos feitos pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).
O Art. 3º tinha a seguinte redação:
“Poderá o Poder Executivo, durante a ‘Semana Municipal de Conscientização ao Tratamento da Endometriose’ promover atividades como palestras, distribuição de material escrito, debates e capacitação dos servidores públicos municipais para o atendimento especial nos estabelecimentos públicos.”
O vídeo da 32ª Sessão Ordinária está disponível no site, Facebook e YouTube da Câmara.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 12/09/2023 15:46:00
Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA