A última Sessão Ordinária contou com a presença do dentista Alessandro Vail de Camargo, na Tribuna Livre. Ele discorreu sobre as ações preventivas do câncer de boca.
“O câncer de boca está abreviando vidas, destruindo o social, o familiar dos acometidos pela doença, tendo situações onde a intervenção cirúrgica tomada às vezes descaracteriza a face da pessoa, causando mudanças drásticas, levando à necessidade de se adaptar para se alimentar, se comunicar e, principalmente, se relacionar”, alertou o orador.
“Sabemos o quão importante e transformadora é a educação. O profissional da saúde tem o compromisso de orientar seus pacientes e a comunidade, compartilhar informações a todos quanto necessitam ouvir sobre a doença, seus fatores de risco e o tratamento.”, disse Camargo, destacando a importância da educação e da difusão de informações sobre a doença.
O orador informou sobre a Lei nº 5.663/2023, de autoria da vereadora e secretária da Mesa Diretora, Regina Noêmia Geromel Corrochel, que institui a campanha Novembro Vermelho, dedicada à prevenção e ao combate ao câncer de boca no município de Araras.
Durante sua explanação, ele falou sobre a importância da prevenção do câncer bucal por meio do compartilhamento de informações, tendo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Além disso, Camargo explicou os objetivos da campanha Novembro Vermelho.
O orador levou à tribuna uma proposta de caráter educativo através de informações sobre o câncer bucal, seus fatores de risco e a prevenção em um cronograma a ser executado dentro da primeira ou segunda semana de novembro. Assim, Camargo divulgou a programação durante sua exposição. O intuito é orientar pessoas a partir de 40 anos.
Mais detalhes podem ser conferidos no vídeo da 39º Sessão Ordinária, disponível por meio do endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=KFrIIpxHus4
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 31/10/2023 14:33:53
Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA