Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 02/2024, que institui em Araras o projeto Todos Por Elas, do Programa de Prevenção a Doenças e Promoção da Saúde e Dignidade da Mulher.
O vereador Márcio Ferreira Tonissi (Podemos) é o autor do projeto, que foi aprovado nesta segunda-feira (27), durante a 17ª Sessão Ordinária.
Alguns objetivos do Todos Por Elas:
– Promover a saúde das mulheres, por meio ações precoces e preventivas, com meninas a partir dos 9 anos, como fator de redução da desigualdade social.
– Melhorar a qualidade de vida das alunas consideradas do grupo de hipossuficiência social e econômica da rede municipal de ensino, como também das mulheres desse mesmo grupo.
– Garantir a oferta dos itens de higiene menstrual às alunas consideradas do grupo de hipossuficiência social e econômica da rede municipal de ensino, disponibilizada na própria unidade de ensino, como também das mulheres desse grupo nos postos de saúde.
Pobreza menstrual
A pobreza menstrual se caracteriza pela falta de acesso a produtos básicos necessários para uma higiene menstrual digna e confortável. Com isso, muitas mulheres utilizam outros materiais para conter o fluxo menstrual, como papelão, papel higiênico, jornal e pedaços de pano. Essas alternativas podem causar graves infecções urinárias e vaginais.
O vereador proponente explica que: “Não ter esses itens básicos de higiene pessoal, como o absorvente, influenciam diretamente na educação e no trabalho de milhares de adolescentes e mulheres. A distribuição de absorventes além de ser uma questão de saúde pública também é uma questão de dignidade humana.”, destacou.
O vídeo da 17ª Sessão Ordinária, da Câmara Municipal de Araras, está disponível no endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=LEXG0Th0gPw.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 29/05/2024 08:57:20
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA