Na 28ª Sessão Ordinária, ocorrida no dia 12 de agosto, os vereadores aprovaram a instituição e inclusão da Semana da Maternidade e Responsabilidade Atípicas no Calendário Oficial de Araras, a qual deverá ser comemorada anualmente na terceira semana de maio.
A ideia surgiu por meio do Projeto de Lei nº 55/2024, de autoria da vereadora Ana Júlia Casagrande (PSD).
É importante destacar que mãe ou responsável atípico é aquele que lida diretamente com a criação e os cuidados de filho ou dependente com síndrome rara ou deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Durante a sessão camarária, a vereadora proponente explicou que o projeto busca acolher e acompanhar as famílias, que muitas vezes passam por dificuldades e precisam de apoio, amparo e atenção dentro do município.
Confira os objetivos da Semana Municipal da Maternidade e Responsabilidade Atípicas:
– Incentivar a promoção de políticas públicas de proteção à maternidade e à responsabilidade atípicas.
– Estimular a capacitação dos servidores públicos municipais da área de saúde, educação e assistência social para o acolhimento, diagnóstico e tratamento de doenças emocionais que podem surgir decorrentes da maternidade e responsabilidade atípicas.
– Fomentar encontros, seminários, conferências e fóruns de debates com temas de relevância social, tendo como foco central a maternidade e a responsabilidade atípicas.
– Incentivar a realização de concursos, oficinas temáticas, cursos e afins que promovam a mãe e o responsável atípico.
– Outras iniciativas que visem à promoção e valorização da mãe e do responsável atípicos na sociedade.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 07/10/2024 10:51:22
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA