A Procuradoria Especial da Mulher, da Câmara Municipal de Araras, realizou um encontro com mulheres pelo Outubro Rosa, que é a Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama. O encontro ocorreu na manhã da quinta-feira (24), na sala de reunião da Câmara, e envolveu diversas representatividades femininas do município, que trocaram experiências e articularam ideias de fortalecimento e acolhimento para as mulheres.
O evento possibilitou a escuta de relatos de mulheres que já enfrentaram cânceres ou que já passaram por situações vivenciadas exclusivamente por mulheres. Também foi destaque a importância da união entre os serviços que auxiliam as mulheres e do acolhimento humanizado oferecido por eles.
Estiveram presentes representatividades da Procuradoria Especial da Mulher, da Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, da Delegacia da Mulher, da Guarda Civil Municipal, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, da Associação Laço Rosa de Araras (Alara), da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Araras, da Prefeitura Municipal de Araras (Saúde da Mulher), além de servidores públicos da Câmara.
As vereadoras Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD) – presidente, Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla (PSD), Ana Júlia Casagrande (PSD), Maria do Socorro Paiva de Souza (PSD) e Deise Aparecida Olímpio de Oliveira (PL) participaram representando a Câmara Municipal de Araras e também a Procuradoria Especial da Mulher.
Na reunião, Elaine Brambilla, que é procuradora da mulher, destacou a importância da união da Procuradoria com outras representatividades para a prevenção e o enfrentamento do câncer de mama. “Quanto mais informação, mais nós vamos atingir as pessoas e também atingir o nosso objetivo, que é prevenir, detectar o mais cedo possível”, disse a vereadora durante o evento.
Ela destacou que a Procuradoria Especial da Mulher é mais um canal e mais uma ferramenta para essa luta contra o câncer. “Cada passo é importante e faz a nossa luta mais forte e perene”, proferiu Elaine Brambilla.
A Câmara Municipal de Araras difunde a cidadania por meio da aplicação de alguns projetos institucionais. A presidente Mirian Vanessa destacou que a Escola Legislativa distribui a cartilha “Lei Maria da Penha em Miúdos”, do Senado Federal, às crianças e aos adolescentes que participam do projeto Câmara Cidadã, como parte de um trabalho de conscientização sobre situações de violência contra a mulher.
“Muitas vezes, a mulher não sabe o que é uma violência. Às vezes, ela passa pela violência, mas, como ela está ali dentro da situação, ela não consegue identificar que é.”, citou a presidente da Câmara.
Outro ponto de atenção citado por Mirian Vanessa diz respeito a mais de uma situação de vulnerabilidade sofrida por uma mesma mulher. Por exemplo, devido à situação financeira, de moradia, de saúde e de violência. “Quantas pessoas carentes, quantas pessoas que passam por violência e também passam por processo de câncer [...]. São essas pessoas que a gente tem que dar uma atenção a mais.”, disse durante o evento.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 25/10/2024 15:37:05
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA