A Câmara Municipal de Araras entregou o Título de Cidadã Ararense à Sra. Maria Rita Vieira da Silva, por toda a sua contribuição à cidade. A solenidade foi realizada na noite desta terça-feira (2) e contou com familiares e amigos da homenageada.
Maria Rita Vieira da Silva recebeu o Título de Cidadã Ararense conforme o Decreto Legislativo nº 5, de 28 de março de 2023, de autoria do vereador José Roberto Apolari (MDB).
Para contar um pouco mais sobre a homenageada, Cícera Willyana Vieira da Silva, filha da homenageada, foi convidada para suas palavras na tribuna. Em seguida, foi exibido um vídeo de Laércio Bispo, proprietário de uma empresa de sucatas, que contou sobre o trabalho de Maria Rita. Logo após, Jorge Claude dos Santos Vieira, neto da homenageada, também demonstrou seu carinho a ela, contando sobre a história da nova cidadã ararense.
Maria Rita Vieira da Silva é conhecida na cidade como “Maria da reciclagem”. Ela completou 76 anos de idade recentemente, no dia 1º de julho, e consegue trabalhar até hoje para sustentar sua família, coletando materiais recicláveis.
Ao mesmo tempo que ela tem um rendimento financeiro com seu trabalho, ela também está contribuindo com a sustentabilidade do mundo, pois colabora ao reciclar uma infinidade de lixo que seria jogado no meio ambiente.
Maria Rita nasceu em 1948, na cidade de Missão Velha (CE). Veio morar em Araras em 1986, junto com seus cinco filhos: Cícero, José, Carlos, Jorge e Cícera.
Em Araras, ficou de vez e hoje mora junto com a filha Cícera e quatro netos: Davi, Maria de Fátima, Paulo e Jean.
Para sustentar sua família, Maria Rita passou a trabalhar como coletora de materiais recicláveis em Araras. Acorda de madrugada todos os dias e faz a primeira coleta a partir das 5 horas da manhã. Volta pra sua casa para guardar o material coletado e retorna às ruas para fazer a segunda coleta.
Maria Rita é uma mulher de garra e fibra, que nunca desistiu de continuar cuidando de sua família.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 03/07/2024 09:20:17
Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA