Notícias

Notícias da Câmara



Olívia Guedes Penteado dá nome à medalha para mulheres que se destacam

A Câmara Municipal de Araras passará a ter a premiação “Medalha da Mulher Olívia Guedes Penteado”, pela qual serão homenageadas mulheres do município de Araras que se destacam ou se destacaram pelos serviços realizados em prol da comunidade e na luta por uma sociedade mais justa e igualitária às mulheres.

O Projeto de Decreto Legislativo nº 25/2024, que outorga a premiação pela Câmara Municipal de Araras, é de autoria da vereadora e presidente da Casa, Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD). Ele foi aprovado por todos os vereadores durante a 44ª Sessão Ordinária.

A Medalha da Mulher será entregue durante sessão solene realizada anualmente, em comemoração ao "Dia Internacional da Mulher".

As mulheres serão indicadas, uma por vereador, totalizando 11 homenageadas para a premiação por ano.

 

Olívia Guedes Penteado

Olívia Guedes Penteado nasceu em Campinas, em 12 de março de 1872, e morreu em São Paulo, em 9 de junho de 1934. Foi uma grande incentivadora do modernismo no Brasil e amiga de artistas-chave do movimento, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Heitor Villa-Lobos.

Em Araras, em sua Fazenda Santo Antônio, recebeu no início do século XX grande parte dos artistas do modernismo.

Olívia era filha de José Guedes de Sousa e de Carolina Álvares Guedes, os barões de Pirapitingui. Entre seus irmãos, destaca-se o Dr. Alfredo Guedes de Sousa, que foi Secretário de Agricultura do Governo de São Paulo durante o mandato de Fernando Prestes.

Olívia conheceu os amigos modernistas em Paris, onde morava, e trouxe para o Brasil pela primeira vez exemplares da obra de Pablo Picasso e Marie Laurencin.

Olívia Penteado criou o Salão de Arte Moderna, a partir de 1923, quando voltou a morar no país.

Lutou tenazmente pelo voto feminino, conseguindo eleger a primeira mulher para uma constituinte, a Dra. Carlota Pereira de Queiroz.

Morreu de apendicite e foi sepultada no Cemitério da Consolação, sendo seu túmulo ornamentado com a escultura intitulada “O Sepultamento”, feita por Victor Brecheret.

 

Eliane Pessotto

Jornalista / CMA

Visualize fotos




Publicado em: 03/12/2024 12:01:18

Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA