A comissão responsável pela avaliação dos projetos inscritos para a 4ª edição do Prêmio “Cidade das Árvores” de Preservação Ambiental escolheu na tarde de sexta-feira (30) os três trabalhos vencedores.
As inscrições encerraram-se no dia 23 e a comissão avaliou ao todo sete projetos ligados ao tema. A sessão solene de premiação acontece nesta quinta-feira, dia 5 de junho, às 19h30, data em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Os premiados deste ano foram a EMEIEF “Ivan Inácio de Oliveira Zurita” - Escola do Campo, o clube de serviço Rotary Araras Alvorada e o professor Rubens Aparecido Antônio de Lima.
A Escola do Campo apresentou projeto desenvolvido por meio do Programa Mais Educação, o qual promove o Eco Horta, que tem por objetivo a implantação da horta como espaço educador e sustentável que estimule a incorporação, a percepção e a valorização da dimensão educativa a partir do meio ambiente.
Dentre outras atividades, o projeto utiliza materiais recicláveis para plantio de mudas, como palets, caixas plásticas, cavaletes, garrafas pet, canos de pvc, entre outros materiais. Além do aproveitamento desses materiais, o projeto também fomenta a plantação e cultivo de ervas medicinais, ensinando como utilizá-las, além de produção de frutas, verduras e hortaliças para o consumo dos próprios estudantes. O programa ainda incentiva a agricultura orgânica, ou seja, sem a utilização de agrotóxicos e como preparar uma composteira doméstica.
O projeto “Lacres Solidários”, desenvolvido pelo Rotary Araras Alvorada tem por objetivo arrecadar lacres de latinhas de alumínio para aquisições de cadeiras de rodas. Desde 2011 o clube desenvolve o projeto que já conseguiu doar setes cadeiras para entidades assistenciais. Para cada cadeira de rodas, são necessárias 140 garrafas pet de lacres de alumínio, estimulando uma prática de reciclagem de resíduos e solidariedade.
O professor Rubens de Lima apresentou o projeto “Música e Sustentabilidade: Mãos na Lata – Fanfalata”. Com a intenção de desenvolver a capacidade auditiva, coordenação motora e a criatividade dos jovens, o professor criou no ano de 2000 a Fanfalata, que inicialmente foi desenvolvida na EMEIEF Profª Maria Zélia Padovani Martins Pereira (Caic) e depois se expandiu para outras instituições de ensino. Os materiais reutilizados são originários de sucatas, ou seja, latas de diversos tamanhos, bambus, galões plásticos, pedações de couro, entre outros. Desse modo o projeto promove a reutilização de materiais.
Os trabalhos foram avaliados por uma comissão composta pelo representante do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras), Haroldo Domingos Mazon, do Comdema (Conselho Municipal de Meio Ambiente) Wanderleim Geraldo Júnior e pela professora Geisy Graziela Magri Bortolucci, a qual possui amplo conhecimento na área ambiental. O vereador Marcelo de Oliveira (PRB) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) integram a comissão representando a Câmara Municipal.
A premiação foi instituída pelo decreto legislativo n° 6, de 9 de setembro de 2009, de autoria do vereador Breno Cortella (PT), atual presidente da Câmara. A proposta do prêmio é homenagear aqueles que se empenham na educação, conscientização, preservação, proteção e recuperação do meio ambiente de Araras.
Os três vencedores irão receber a medalha que simboliza o Prêmio “Cidade das Árvores”, a qual faz referência a árvore de espécie macaubeira, plantada na primeira Festa das Árvores em Araras, evento realizado em 7 de junho de 1902.
Palestra “Crimes Ambientais”
Na quinta-feira (5), às 14h, a Escola Legislativa promoverá palestra na Câmara Municipal sobre “Crimes Ambientais”. O assunto será abordado pelo soldado da Polícia Ambiental, Guilherme Gulinelli Júnior, que também falará sobre a história e ações da corporação. A atividade é aberta ao público e contará com a participação de estudantes da EMEIEF “Ivan Inácio de Oliveira Zurita” - Escola do Campo.
Publicado em: 02 de junho de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.