Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Delegado Tabajara Zuliani dos Santos recebe Título de Cidadão Ararense


A Câmara Municipal de Araras realizou na terça-feira (23) Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão Ararense para o delegado Tabajara Zuliani dos Santos, da Central de Polícia Judiciaria de Araras

O evento contou com a participação do ex-vereador Manoel Silva de Oliveira, autor do decreto legislativo nº 2 de 27 de março de 2007, que outorga o título ao delgado. Também estiveram presentes o vice-prefeito Carlos Jacovetti, representando o prefeito de Araras, Nelson Dimas Brambilla, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, João Tranquilo Beraldo e o delegado de polícia titular do município Sydney Sully Urbach.

Do Legislativo estiveram os vereadores Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Francisco Nucci Neto (PMDB), José Roberto Rimério – Miqueira (PTB), Marcelo de Oliveira (PRB), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB) e o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT).

A solenidade contou também com a presença de delegados de polícia da região, membros do Ministério Público, integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e funcionários da delegacia de Araras.

O delegado do munícipio, Sydney Sully Urbach prestou uma homenagem ao delegado Tabajara e falou durante a cerimônia em nome dos colegas de profissão. “Ser humano de alta eficiência e capacidade de relacionamento, dinâmico, fácil trato e transparência. Tenho tranquilidade de dizer que já vi muitas pessoas interessadas na carreira de delegado de polícia, mas vocacionado como o 'Taba' são poucos. Bandido e Tabajara não se atraem, mas ouse o bandido relaxar que vai parar na cadeira com um cabedal de provas difícil de se livrar. Seus trabalhos de policia judiciária já foram reconhecidos até pela mais alta corte. É motivo de orgulho institucional e paradigma para policiais de todas as carreiras”, disse Urbach.

O ex-vereador Manoel Silva de Oliveira lembrou de alguns momentos que vivenciou com o delegado Tabajara. “Quando criei a Lei Fecha Bar, que determinava o horário de fechamento dos bares, eu fui pras ruas junto com o delegado Tabajara e a Guarda Municipal. Teve noites que chegamos a fechar 13 bares na cidade. Tive alguns momentos bem complicados que se não fosse o Dr. Tabajara, nem sei o que seria de mim. Mas foi uma experiência em que pude ver como o Dr. Tabajara é lutador, guerreiro, por isso digo que Araras ganhou um herói”, afirmou o ex-vereador Manoel.

O delegado Tabajara Zuliani dos Santos agradeceu pelas palavras de todos e falou sobre as dificuldades que um policial enfrenta atualmente. “Vim para Araras para combater o crime organizado e a corrupção que estavam em situações preocupantes na Comarca de Araras. Foi falado de herói, mas acho que o Brasil está carente de heróis. Nós queremos pessoas honestas, que nos defendam, e Araras tem sido um campo fértil para isso. Estou honrado por receber o título porque sempre que há uma homenagem a um policial é algo extraordinário. Encho-me de alegria ao ver um policial homenageado em um País que a população o enxerga normalmente mais como inimigo que amigo. Me sinto honrado pela homenagem porque agora minha responsabilidade com Araras cresce, pois agora vou cuidar dos meus irmãos de cidade”, declarou Tabajara.

No final da cerimônia, o delegado também recebeu do presidente da Câmara, Breno Cortella, cópia autentica do processo legislativo do decreto que o outorgou o Título de Cidadania Ararense. O presidente também esclareceu o motivo da cerimônia ter acontecido alguns anos após a aprovação do decreto legislativo. "Os anos acabaram passando, mas não poderíamos deixar passar mais e precisávamos realizar a sessão solene de entrega deste importante título de cidadania ao Dr. Tabajara", ressaltou o vereador Breno.

A cerimônia de entrega do título ao delegado Tabajara Zuliani dos Santos pode ser conferida na íntegra no site do Legislativo em “TV Câmara”.

 

Tabajara Zuliani dos Santos

 

Tabajara Zuliani dos Santos nasceu em Itápolis/ SP no dia 8 de junho de 1971. Filho de José dos Santos e Therezinha Magaly Zuliani dos Santos. Formou-se em Direito pela Instituição Toledo de Ensino (ITE) Faculdade de Direito de Bauru e também se tornou mestre em Direito Constitucional pela Universidade Metodista de Piracicaba.

Após ser aprovado em concurso público para delegado de polícia em 1997, Tabajara atuou por três anos no 2º Distrito Policial de Pirassununga e também em um distrito policial na capital paulista por dois anos.

Veio para Araras em 2002, a convite do delegado de polícia titular do município Sydney Sully Urbach, para realizar trabalho de combate ao crime organizado e a corrupção. Atuou por cinco anos como responsável pelo SIG – Setor de Investigações Gerais do Município de Araras.

Em 2009 assumiu como delegado titular de Pirassununga para ajudar a diminuir os índices de criminalidade da cidade. Devido ao desempenho do delegado na cidade vizinha, no mesmo ano Tabajara recebeu o Título de Cidadão Pirassununguense, da Câmara Municipal de Pirassununga. Após ter cumprido o trabalho na cidade, o delegado retornou em 2012 para Araras.

Em razão de sua formação, já atuou como professor nas cidades de Leme, Araras, Pirassununga, Limeira e Campinas. Atualmente leciona Direito, Criminologia, Medicina Legal, Penal e Processo Penal no Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (UNAR) em Araras e no Instituto Superior de Ciências Aplicadas (ISCA) de Limeira.

 


Publicado em: 24 de julho de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...

Leia Mais

O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...

Leia Mais

A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...

Leia Mais

Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...

Leia Mais