Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Maestro Marco Antonio Meliscki recebe título de Cidadão Ararense


A Câmara de Araras realizou na noite de quarta-feira (17) Sessão Solene de outorga do Título de Cidadania Ararense para o músico e maestro Marco Antonio Meliscki. O título foi proposto pelo vereador Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e concedido por meio de decreto legislativo nº 3 de 26 de março de 2013.

A cerimônia contou com a participação dos integrantes da Corporação Musical "Maestro Francisco Paulo Russo", banda que desde o ano 2000 é regida pelo maestro Meliscki.

Esteve presente também o secretário de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Araras, Eduardo de Moraes, que representou o prefeito Nelson Dimas Brambilla. Também participaram da solenidade o presidente do Legislativo, vereador Breno Cortella (PT), os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e a vereadora Anete Monteiros dos Santos Casagrande (PSDB).

Segundo o vereador Profº Dê, o título foi entregue ao maestro pelo trabalho e pelos anos dedicados a cidade. “O maestro formou muitos alunos durante esses anos, muitos dos quais utilizam da música como meio de viver. Contribuiu para a formação da cidadania e pelas alegrias que sempre leva aos munícipes de Araras em suas apresentações no Coreto de nossa Praça Barão. Fico honrado em conceder este título para tão nobre cidadão”, disse o vereador.

Durante a cerimônia a flautista da Corporação Musical "Maestro Francisco Paulo Russo", há 32 anos, Leni Perissato prestou uma homenagem ao maestro Meliscki e falou em nome dos amigos e familiares. Leni destacou a competência do maestro e a dedicação com a Corporação Musical.

O homenageado da noite agradeceu a honraria e contou ao público um pouco da sua trajetória profissional. “Apesar de ter ido para Pirassununga, minhas raízes estavam em Araras. Na banda ararense aprendi muito mais que tocar um instrumento, aprendi valores, princípios, companheirismo e dedicação. Aprendi com exemplos de todos, mas principalmente dos maestros Alfredo Pelegata e Carlos Viganó, que foram muito mais que professores, foram educadores de primeira qualidade”, afirmou Meliscki.

Após o término da solenidade, o público presente assistiu uma apresentação no pátio da Câmara da Corporação Musical "Maestro Francisco Paulo Russo", regida pelo maestro Marco Antonio Meliscki.

 

A cerimônia de entrega do título ao maestro e a apresentação da banda podem ser conferidas na íntegra no site do Legislativo em “TV Câmara”.

 

Marco Antônio Meliscki

 

Natural de São Carlos, nasceu no dia 28 de fevereiro de 1964. Veio para Araras com 5 anos de idade devido ao trabalho do pai, que na época prestava serviço de linotipista no Opinião Jornal. Filho de Ana Maria Segnini Meliscki e Antonio Meliscki, casou-se com Ivane Alves Ribeiro Meliscki, com teve dois filhos: Gustavo Antonio Meliscki e Gabriela Cristina Meliscki.

Marco Antônio Meliscki fez da oportunidade de aprender música a sua profissão. A carreira do maestro começou com a vontade de aprender tocar um instrumento. Seu pai, Sr. Antonio Meliscki o incentivou a tocar clarinete e com isso iniciou seus estudos musicais com o maestro Alfredo Pelegatta, na cidade de Araras em 1977.

Com o passar do tempo e o aprendizado avançando, o objetivo então era tocar na Banda de Araras, pois o grupo acabara de ganhar o Campeonato Nacional de Bandas.

No ano de 1981 começou a fazer parte da banda ararense, primeiramente tocando nas procissões. Na época havia muitos músicos da Banda Sinfônica da Academia da Força Aérea que também tocavam na Banda de Araras e por isso o objetivo do futuro maestro era entrar para essa grande banda.

Foi então que em 1982 fez o teste para disputar uma vaga no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, pois sempre foi referência musical, não só no Brasil, mas também no exterior. Após aprovação começou no mesmo ano o curso de clarinete no conservatório tão procurado.

No ano seguinte, ingressou como soldado para Academia da Força Aérea em Pirassununga, pois como o objetivo era prestar concurso para a Banda da Aeronáutica, precisaria obrigatoriamente ser “Reservista de 1ª categoria”, ou seja, ter servido o Exercito, a Marinha ou a Aeronáutica.

No ano de 1984, Marco Meliscki realiza seu grande sonho, foi aprovado no concurso para Sargento Músico da Academia da Força Aérea. Permaneceu na Aeronáutica durante 30 anos, sendo que já em 1988, com apenas quatro anos de Sargento passou a ser o “Spalla” (principal clarinetista) da Banda Sinfônica. Permaneceu como Spalla até 2009, quando então assumiu como Regente Auxiliar, ficando até 2012, quando encerrou sua carreira ativa nas fileiras das Forças Armadas.

Meliscki tocou em inúmeros festivais e trabalhou como professor e regente da Banda Filarmônica Cardeal Leme na cidade de Espírito Santo do Pinhal, de 1998 até 2004. Na Corporação Musical "Maestro Francisco Paulo Russo", da cidade de Araras, onde iniciou seus estudos, é clarinetista desde 1981 e desde maio de 2000 é o regente da corporação ararense.


Publicado em: 18 de julho de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...

Leia Mais

O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...

Leia Mais

A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...

Leia Mais

Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...

Leia Mais