Os membros da Comissão da Verdade da Câmara Municipal de Araras estiveram na terça-feira (30) no Arquivo Público do Estado de São Paulo para pesquisar documentos referentes ao período da Ditadura Militar. O trabalho foi feito pelos vereadores Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT), presidente do Legislativo, Breno Cortella (PT) e assessores. O historiador ararense Fábio Cressoni acompanhou os parlamentares e colaborou com as pesquisas dos documentos.
O objetivo da visita foi buscar principalmente arquivos de relacionados a 1964 e 1971, época em que aconteceu a intervenção federal na cidade e o afastamento do prefeito Milton Severino. No dia 5 de maio de 1970 tomou posse o coronel Theodoro de Almeida Pupo, que passou a exercer a função de interventor federal em Araras.
Os membros fizeram registros fotográficos dos documentos, alguns originais e outros microfilmados. A Câmara também irá solicitar ao Arquivo do Estado algumas cópias digitalizadas de documentos selecionados. O maior acervo que tem referências sobre as cidades e personagens históricos é o do DEOPS, a extinta Delegacia Especializada de Ordem Política e Social da Polícia Civil do Estado de São Paulo.
Neste mês de julho a Câmara encaminhou ofícios para todos os órgãos de imprensa da cidade caso eventualmente tenham documentos desse período. Qualquer cidadão também pode encaminhar informações e documentos à Câmara.
Após as pesquisas dos documentos históricos, a Comissão irá iniciar a chamada de cidadãos que vivenciaram o período ou que possuem informações pertinentes para prestarem depoimentos.
A Comissão da Verdade vem realizando reuniões periódicas. Os integrantes estão fazendo levantamento de dados em edições de jornais dos anos de 1964 a 1985 e também em atas do Legislativo Municipal. Como as atas da época eram escritas à mão, a Câmara decidiu transcrever digitalmente algumas mais relevantes para facilitar o acesso.
O objetivo da Comissão da Verdade é integrar, complementar e colaborar com a Comissão Nacional da Verdade prevista na Lei Federal nº 12.528/2011, com a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo e outras Comissões da Verdade instituídas.
A Comissão da Verdade da Câmara Municipal de Araras foi instituída pela resolução nº 5 de 7 de maio de 2013 de autoria do presidente, vereador Breno Cortella (PT). Também compõe a Comissão o vereador Francisco Nucci Neto (PMDB). O trabalho da Comissão será norteado pela promoção de informações em relação a violações de direitos humanos e ofensas à democracia ocorridas em Araras, contra suas instituições ou contra pessoas com vínculo com o município durante o período fixado entre os anos de 1964 e 1985, período da Ditadura Militar no Brasil.
A Comissão terá o prazo até o dia 1º de abril de 2014 para seu funcionamento e conclusão dos trabalhos, devendo apresentar, ao final, relatório contendo as atividades realizadas, os fatos examinados, as conclusões e recomendações. A data faz referência ao dia 1º abril de 1964, data do Golpe Militar, o qual completará 50 anos no próximo ano. Nesse dia foi deposto o presidente da República João Goulart, o Jango e iniciado o regime militar.
Fotos
Legenda: Vereadores Breno, Profº Dê e Du Segurança realizando pesquisas de documentos no Arquivo Público do Estado.
Publicado em: 31 de julho de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.