Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Vereadores da Comissão de Empregos visitam incubadora de empresas


Os vereadores Carlos José da Silva Nascimento (PT), Marcelo de Oliveira (PRB) e Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) visitaram na tarde de quinta-feira (26) a Incubadora de Empresas de Araras - Núcleo de Desenvolvimento Empresarial "Francisco Carlos Cosmo". Eles foram recebidos pelo gerente administrativo da incubadora, Aílton Aparecido da Silva, pelo secretário de municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda, Leonardo Dias e pelo diretor da agência de desenvolvimento Rafael Zaniboni.

A visita teve como objetivo conhecer a estrutura da incubadora, onde estão instaladas 12 empresas de diferentes ramos.  Os parlamentares fazem parte da Comissão Temporária de Assunto Relevante que trata sobre a geração de empregos no munícipio. A comissão visa acompanhar e fiscalizar todos os procedimentos administrativos e projetos para a geração de emprego no município, junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e Renda.

As empresas visitadas pelos vereadores foram: Camila Costa Sala – ME (sementes de hortaliças), Alta Impressão (fabricação de uniformes, camisetas), Alumínio Forte (fabricação de utensílios domésticos), Roney Plast (fabricação de artefatos de material plásticos), NTC Indústria e Comércio (máquinas e equipamentos industriais), JBW Pinturas Eletrostáticas, Gráfica Stillo e Jungle Fit (fabricação de roupas fitness).

O vereador Marcelo de Oliveira, presidente da comissão, explicou que os parlamentares querem se aprofundar no assunto para ajudar na elaboração de alternativas para a criação de mais empregos. “A falta de emprego é um problema nacional, não acontece somente em nosso município. Mas estamos fazendo a nossa parte e buscando informações sobre o que a administração vem fazendo com relação ao tema”, falou.

Para o vereador Zé Bedé é de extrema importância o trabalho da comissão. “Estamos buscando informações e saber o que os microempreendedores precisam para incentivar cada vez mais a geração de emprego. Com essas informações vamos definir ações a curto, médio e longo prazo”, completou.

O vereador Professor Dê ressaltou que a visita foi positiva, pois possibilitou conhecer a realidade dos microempreendedores ararenses. “Nós conhecemos importantes empresas que realizam atividades diferenciadas e geram muitos empregos. A partir de agora vamos ajudar a buscar melhorias para a incubadora e assim ampliar o mercado de trabalho ”, disse. 

Os membros da comissão  temporária foram nomeados pelo Ato do Presidente nº 7, de 27 de maio de 2014. Foram designados para comporem a comissão os vereadores Marcelo de Oliveira (PRB), Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eduardo Elias Dias (PHS), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB). 

 

Incubadora de empresas 

A Incubadora de Empresas de Araras - Núcleo de Desenvolvimento Empresarial "Francisco Carlos Cosmo" auxilia microempreendedores e pequenas empresas no início das atividades, possibilitando infraestrutura e assessoria especializada para o fortalecimento do negócio.

É um empreendimento de assistência temporária a empresas nascentes, criado pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), pois a sobrevivência das micros e pequenas empresas dependem principalmente do apoio que receberam na sua fase inicial.

Atualmente, o local gera 120 empregos diretos, divididos nas 12 empresas instaladas no imóvel, que fica na Rua José Marangoni, 120, na Vila Pastorello.

A Incubadora, que completou 10 anos de atividades em Araras, vem registrando aumento considerável no número de interessados em participar do projeto.

Nos primeiros quatro meses deste ano, o volume aumentou 30% em comparação ao mesmo período de 2013. Em média, a Incubadora recebe seis novos planos de negócios elaborados por empresas por mês – hoje em dia, o banco de dados conta com mais de 50, que estão sendo analisados.

Para participar do projeto, são avaliados critérios como mercado, público-alvo, custos, entre outras características dos interessados. Cada empresa pode permanecer na Incubadora por até três anos e, depois deste período, o lugar é cedido a outra empresa que também se enquadra nas exigências do programa.

Além de orientações do Sebrae, a Incubadora oferece ainda todas as ferramentas possíveis para que as empresas se desenvolvam, como boxes individuais para instalação, pontos de energia elétrica e de água, acesso à internet, entre outros. Cada boxe de serviço tem também o seu sistema de monitoramento por câmeras, visando garantir mais segurança aos incubados.

No espaço, há também uma área compartilhada, com salas de recepção, reuniões e treinamento, além de copa, estacionamento e sanitários.

A Incubadora de Empresas ainda possibilita que os incubados participem de workshops, feiras de negócios e eventos empresariais, visando integrar ainda mais esses jovens empresários ao "mundo dos negócios". Essas ações são subsidiadas integral ou parcialmente pelo projeto.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3542-6164 e pelo site www.incubadora-araras.com.br.

 

 

Diretoria de Comunicação /CMA

Com informações Secom/PMA 


Publicado em: 27 de junho de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...

Leia Mais

O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...

Leia Mais

A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...

Leia Mais

Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...

Leia Mais