Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

VIVO reembolsa Câmara por cobranças indevidas de telefonia móvel


  

A Câmara Municipal de Araras recebeu neste início do mês de setembro o reembolso de valores pela empresa VIVO (Telefônica do Brasil S/A) referente às linhas de telefonia móvel que eram usadas pela legislatura anterior e que não foram canceladas pela empresa de telefonia conforme solicitado pelo Legislativo Municipal.

O pedido do cancelamento ocorreu no final de 2012, porém, a Câmara continuou recebendo cobranças indevidas nos primeiros meses de 2013. Já no primeiro semestre do ano a Câmara solicitou o cancelamento integral de todos os lançamentos de utilização em 2013.

Inicialmente a VIVO realizou um cancelamento parcial e a Câmara insistiu no valor total. Agora a empresa reembolsou R$ 2.093,13 por meio de desconto em fatura de serviço prestado. 

No final de agosto, o presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT), atendeu recomendação da Diretoria Jurídica e instaurou sindicância para apurar o ocorrido. Não há nenhum servidor como sindicado, pois o objetivo é analisar os procedimentos administrativos na gestão do contrato e os pagamentos efetuados. A sindicância administrativa ainda não foi concluída e tem prazo de funcionamento de 30 dias, podendo ser prorrogada.

 A Câmara também estava preparando ações judiciais para cobrar a VIVO, mas segundo a Diretoria Jurídica após a recomposição e o reembolso de todos os valores não há mais o que ser reclamado juridicamente.

Em 2010 o serviço de telefonia móvel foi disponibilizado para dois motoristas, para o gabinete da presidência e para os 11 vereadores e vereadora. No final do mandato da 15ª Legislatura, no dia 31 de dezembro de 2012 aquela gestão da Câmara havia solicitado o pedido de cancelamento das linhas à VIVO. Entretanto, apenas 7 linhas foram canceladas e outras 7 linhas permaneceram indevidamente ativas, quando a atual gestão solicitou novamente e estas então foram também canceladas. 

A utilização do serviço de telefonia móvel foi regulamentada este ano pela Resolução nº 01/2013. Nos termos da Resolução a Câmara pode disponibilizar aparelhos celulares como ferramentas de trabalho, que são de uso exclusivo em serviço, para atender as necessidades do desempenho da função pública e dos interesses da coletividade, com fiel observância aos princípios da administração pública, em especial da moralidade, da razoabilidade, da proporcionalidade e da economicidade.

A Câmara considera que o sistema de telefonia móvel tornou-se uma importante ferramenta de contato rápido e com a tecnologia de transmissão de dados passou a ser um grande facilitador para a execução de tarefas fora do ambiente de trabalho. Em razão disso, este ano a Câmara disponibilizou aparelhos com pacotes de dados, para aproximar ainda mais os parlamentares da população.

Por meio dos celulares, os vereadores e a vereadora passaram a contar com acesso ao correio eletrônico, redes sociais e aplicativos de mensagens. Conforme estabelece a resolução, aplicável também a todos os equipamentos de informática do Legislativo, o uso é permitido para atender a necessidade de interlocução com a sociedade, com utilização sempre vinculada a função pública, vedado o uso para interesse particular.

 

 

 

 


Publicado em: 06 de setembro de 2013

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...

Leia Mais

O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...

Leia Mais

A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...

Leia Mais

Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...

Leia Mais