Na terça-feira (18) a Câmara Municipal de Araras realizou Sessão Solene pelo Dia da Consciência Negra. Na ocasião os vereadores e vereadoras da Casa prestaram homenagens a pessoas que se destacam pelas ações desenvolvidas junto à comunidade ararense.
A mesa da solenidade foi composta pelo presidente, vereador Breno Cortella, o vice-prefeito Carlos Jacovetti, os vereadores Erinson Mercatelli e Francisco Nucci Neto. Também participou o ex-vereador Valdemir Gomes – Mami, proponente da solenidade instituída pela resolução nº 8/2010.
Do Legislativo estavam presentes os vereadores Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Erinson Mercatelli, Valdevir Carlos Anadão – Professor Dê (PT) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).
A cerimônia contou com apresentação dos alunos do projeto Vila Cidadã, do bairro Vila São Jorge. Eles dançaram a música Canto da Cidade, acompanhados pela professora e também homenageada da noite Silmara Xavier de Lima.
Mami comentou sobre sua iniciativa de instituir a solenidade do Dia da Consciência Negra na Câmara. “Vocês estão sendo homenageados pela contribuição de muitas coisas boas que já fizeram para a sociedade e para a nossa cidade. A iniciativa dessa homenagem veio para celebrar a data além do feriado da Consciência Negra e assim homenagear essas pessoas de uma forma especial”, disse.
A exemplo de várias cidades em Araras também é feriado no dia 20 de novembro, desde o ano de 2009. A data celebra a morte de Zumbi dos Palmares. A lei municipal que instituiu o feriado municipal é de autoria do vereador Breno Cortella, atual presidente da Câmara.
O vice-prefeito Carlos Jacovetti falou sobre o preconceito que ainda se enfrenta na sociedade. “Muito já se mudou, mas temos que mudar muito mais. A segregação ela não funciona em lugar nenhum do mundo, por isso temos que trabalhar sempre pela nossa união”, finalizou.
Na sequência os parlamentares entregaram moções de congratulações e prestaram suas homenagens aos indicados.
Neste ano receberam homenagens da Câmara de Araras:
- Adriana Mathia Albertti, indicada pela vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande
Adriana é bacharel em contabilidade e após casar-se veio com o marido morar em Araras, onde reside há 11 anos. Há 9 anos é contadora da Câmara Municipal de Araras.
- Juary Jorge dos Santos Filho, indicado pelo vereador Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé
Juary, atualmente é professor da escolinha de futebol da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Atividades Motoras, no Jd. Marabá, que conta com 150 crianças e jovens. Foi jogador profissional da seleção brasileira, do Santos F. C. e de vários outros clubes do Brasil e da Europa.
- Luiz Pinheiro dos Santos, indicado pelo vereador Eduardo Elias Dias – Du Segurança
Luiz veio ainda jovem com a família para São Paulo em busca de oportunidades. Começou a trabalhar na área de borracharia e acabou conhecendo um empresário, que o convidou para trabalhar em Araras. Mais tarde montou seu próprio negócio.
- José Roberto Sabino Filho, indicado pelo vereador Erinson Mercatelli
Tito, como é conhecido, possui uma história de muitos desafios e superação. Hoje trabalha empresa Nestlé Araras, possui família que é a sua base e também é pastor de jovens e adultos na Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil. Realiza ainda trabalho voluntário com idosos no Cras.
- Silmara de Fátima Xavier de Lima, indicada pelo Francisco Nucci Neto
Silmara é assistente social e atua no Conselho do Idoso, no Conselho da Comunidade Negra, além de fazer parte da Associação Paróquia São Judas Tadeu e Coordenadora Geral da Comunidade Santa Madalena de Canossa. Há 4 anos é coordenadora do Projeto Vila Cidadã no bairro Vila São Jorge.
- Aparecido Vlademir Pedro, indicado pelo vereador Valdevir Carlos Anadão – Prof. Dê
Conhecido "mestre Wlá" começou a fazer a arte capoeira sua profissão em 1984. Ministrou aulas em diversos clubes e cidades da região. Hoje tem sua própria associação, a Abapai (Associação Brasileira de Apoio para Arte Ideal)
- Aparecida de Lourdes Fonseca Mathias, indicada pelo vereador Breno Cortella
Lourdes, já atuou na área da saúde, atualmente é professora de Língua Portuguesa e Inglesa na rede pública de ensino e batalha por uma educação de qualidade, valorizando sempre a cultura afrodescendente.
Publicado em: 19 de novembro de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.