A Câmara Municipal de Araras realizou na noite de quinta-feira (26) audiência pública para debater os impactos regionais da instalação de unidade prisional no município de Santa Cruz da Conceição. Prefeitos e vereadores da região prestigiaram o evento, assim como representantes de movimentos regionais de repúdio ao presídio e moradores do município. Também esteve presente o deputado federal Nelson Marquezelli (PTB).
A atividade aconteceu no plenário da Câmara de Araras e foi aberta a toda a população. A audiência foi transmitida ao vivo pela TV Opinião para Araras e região e também pelo site do Legislativo. O vídeo permanece disponível no arquivo do site e os interessados podem assistir na íntegra.
Foram convidados para participar da atividade prefeitos e vereadores da região, além do poder público local e entidades da sociedade civil. Estiveram presentes representantes das cidades de Leme, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição e Analândia.
O presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT) presidiu a mesa de debates que contou com a presença do prefeito de Santa Cruz da Conceição Osvaldo Marchiori (PSDB), prefeito de Leme Paulo Blascke (PT), vice-prefeito de Araras Carlos Jacovetti (PSDC), vice-prefeito de Pirassununga Almiro Sinotti (PT), presidente da Câmara de Pirassununga Otacílio Barreiros (PTB), presidente da Câmara de Santa Cruz da Conceição Patrícia Landgraf (PSDB), representantes dos movimentos de repúdio ao presídio, Maria Isabel Lopes Tambolim (Sta. Cruz da Conceição) e Luiz Henrique Druziani (Pirassununga).
Estiveram presentes também na audiência os vereadores de Araras, Carlos José da Silva Nascimento – Zé Bedé (PT), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP) e Valdevir Carlos Anadão – Prof. Dê (PT). Os vereadores fizeram uma breve manifestação logo no início da audiência e registraram seu apoio a mobilização.
Na sequência, a representante do Movimento Regional Apartidário de Repúdio ao Presídio em Santa Cruz da Conceição, Maria Isabel Lopes Tambolim, explicou sobre movimento e comentou os motivos pelos quais o grupo é contra a instalação do presídio. “Primeiro é a degradação ambiental, segundo são os riscos aos moradores da região e funcionários, terceiro é em razão do potencial turístico da região, quarto pelo impacto sócio ambiental, quinto pela concorrência no emprego e sexto pela degradação na qualidade de vida na região”, disse Maria Isabel.
Luiz Henrique Druziani, representante do movimento de repúdio de Pirassununga, também ressaltou sobre a importância da união das lideranças políticas da região com a força popular. “O movimento não é contra a construção de unidades prisionais, pois os bandidos precisam estar na cadeia, mas é preciso ser feito do jeito certo. O governo precisa assumir os impactos sociais e ambientais”, afirmou. Durante seu pronunciamento, Druziani submeteu para decisão dos participantes da audiência a escolha do advogado Walter Mouro para representar o movimento de repúdio em Araras.
O vice-prefeito de Araras Carlos Jacovetti falou que apesar da necessidade de presídios, não se pode aceitá-los sabendo que irão causar inúmeros impactos nas cidades.
O prefeito de Santa Cruz da Conceição, Osvaldo Marchiori, disse que está confiante na causa e que marcará uma reunião na Casa Civil, no Palácio dos Bandeirantes, para tratar das demandas do município e sobre o presídio.
O prefeito de Leme, Paulo Blascke, afirmou que atualmente o caminho é fazer política regional para mudar a situação e conquistar melhorias para os municípios.
A presidente da Câmara de Santa Cruz da Conceição, Patrícia Landgraf, disse que o Legislativo santa-cruzense também estará na luta contra a instalação do presídio até o dia do decreto do governador.
O presidente da Câmara de Pirassununga, Otacílio Barreiros, que é promotor de justiça aposentado, entende que a unidade irá desestruturar a região. Ele afirmou ainda que atual modelo de sistema prisional não funciona.
O deputado federal Nelson Marquezelli comentou que o problema dos presídios envolve vontade política, mudança na legislação e no sistema judiciário. Também falou sobre a questão da criminalidade, da maioridade penal e do sistema educacional.
Após o pronunciamento dos integrantes da mesa, o presidente da Câmara de Araras, Breno Cortella, abriu para manifestação dos demais participantes da audiência. Vereadores e autoridades da região aproveitaram o momento para dar suas opiniões e fazer seus questionamentos. Cidadãos de Araras também realizaram seus questionamentos e pontos de vista sobre o assunto.
No final da audiência o presidente Breno acrescentou que o encontro foi histórico, pois pela primeira vez uma audiência pública foi transmitida ao vivo pela televisão para toda a região e reuniu grande número de autoridades. Breno disse também que acredita que o movimento está mais fortalecido após audiência e ganhará mais repercussão. "O objetivo foi envolver a cidade de Araras neste importante tema e acredito que essa tarefa foi cumprida, temos que nos preocupar muito com a forma como está sendo previsto esse presídio em Santa Cruz da Conceição, o caminho não está correto", disse o presidente.
Publicado em: 27 de setembro de 2013
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.