A Câmara Municipal de Araras aprovou na 7ª Sessão Ordinária, da última segunda-feira (18), o Projeto de Lei nº 168/2023, de autoria do vereador Márcio Ferreira Tonissi (Rede Sustentabilidade), que institui em Araras o Mês Maio Furta-cor, dedicado às ações de conscientização, incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental de pessoas gestantes e puérperas.
De acordo com o projeto aprovado, as ações do Maio Furta-cor poderão ser desenvolvidas por meio de reuniões, palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo, entre outros meios, sempre priorizando:
– A conscientização da população sobre a importância da saúde mental materna.
– O incentivo aos órgãos da Administração Pública Municipal, empresas, entidades de classe, associações, federações e à sociedade civil organizada para se engajarem nas campanhas sobre o tema.
O vereador Dr. Márcio Tonissi, que é médico com especialização em ginecologia e obstetrícia, esclareceu a relevância da dedicação à saúde mental das mães, já que se constata um alarmante aumento nos casos de depressão, tristeza pós-parto (baby blues), ansiedade e suicídio entre as mães.
“Estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação, porém, não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo”, esclarece Dr. Tonissi.
O médico e vereador relatou uma piora nesses casos no cenário pós-pandêmico, devido a situações enfrentadas pelas mulheres que impactam a saúde mental materna, como tripla jornada de trabalho, reduções e disparidades salariais, desemprego, informalidade, aumento dos índices de violência doméstica e feminicídio.
Vale destacar que Maio Furta-cor é uma campanha nacional e, com a aprovação do projeto na Câmara, Araras passa a incentivar a promoção de ações de conscientização sobre a saúde mental materna, principalmente ao longo de maio, mas não somente nesse mês.
Para a campanha Maio Furta-cor poderão ocorrer parcerias para a promoção de ações e eventos, visando alcançar pessoas nos mais variados espaços.
Após passar pelo Executivo, o Mês Maio Furta-cor integrará o Calendário Oficial do Município de Araras.
O Projeto nº 168/2023 foi aprovado por unanimidade e com uma emenda supressiva, que retira os artigos 4º e 5º do projeto, com a finalidade de adequá-lo aos apontamentos feitos pela Diretoria Jurídica da Câmara.
O vídeo da 7ª Sessão Ordinária na íntegra está disponível no site, Facebook e YouTube da Câmara.
Eliane Pessotto
Jornalista / CMA
Publicado em: 19 de março de 2024
Publicado por: Eduarda Peccinatti - Diretoria de Comunicação da CMA
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram o Projeto de Lei nº 157/2024, de autoria da vereadora e presidente Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD), que dispõe sobre a instituição da Seman...
Os vereadores aprovaram na 42ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (18), o Projeto de Lei nº 156/2024, de autoria da presidente Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD). Fic...
A Lei Orçamentária Anual (LOA) 2025 foi aprovada, em 1º turno, durante a 42ª Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira (18). A votação ocorreu por meio do Projeto de Lei nº 187/2024, de autoria...
Os vereadores da Câmara aprovaram na 41ª Sessão Ordinária da segunda-feira (11) a criação da mascote Lominha, proposta pelo Projeto de Decreto Legislativo nº 20/2024, de autoria da presidente Miria...
Na 41ª Sessão Ordinária, os vereadores votaram por uma mudança interna nas regras da Câmara Municipal de Araras. A partir de agora, na concessão de títulos de cidadania ararense, cada vereador deve...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e aprovaram a criação da campanha Abril Laranja como mês de conscientização para a prevenção da crueldade contra animais, por meio do Projeto de...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.