A Câmara Municipal de Araras, representada pela presidente Magda Carbonero Celidorio (PSDC), e os vereadores Breno Zanoni Cortella (PT) e Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), participou do lançamento da nova etapa de implantação do programa de eficiência energética em prédios públicos. O evento aconteceu na manhã de quarta-feira (23) no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação.
A Elektro Eletricidade S/A vai instalar ainda este ano cerca de 900 lâmpadas de LED em mais cinco escolas municipais. O programa é preconizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
As unidades beneficiadas nesta etapa serão: Emeief "Ignácio Zurita Neto" (Jardim São João), Emef "Professor Júlio Ridolfo" (Jardim São Luiz), Emef "Professor Francisco Salles Nogueira" (Jardim São João), Emeief "Nelson Bovo Neto" (Jardim Alvorada) e Emeief "Lions Clube" (Parque Industrial).
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Magda, parabenizou a iniciativa. "Nós da Câmara apoiamos todo e qualquer projeto de eficiência energética e temos essa preocupação em investir na redução de custos com energia", disse.
O vereador Breno ressaltou "É um excelente programa de cidadania e sustentabilidade. Já tivemos a oportunidade de realizar essa parceria com a Elektro na Câmara. Será um grande ganho para essas escolas e para a nossa cidade".
Participaram do lançamento, além da secretária municipal de Educação, Elizabeth Cilindri; Oswaldo Salviatto Júnior, coordenador da Ugem (Unidade de Gestão Energética Municipal); o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti; e representando a Elektro, o especialista institucional Eduardo Zornoff e o engenheiro de desenvolvimento de projetos, Lucas Sanchez Rafacho.
Diretoras das unidades de ensino beneficiadas, corpo técnico da Secretaria Municipal de Educação, representantes do Departamento de Meio Ambiente do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente do Município de Araras) e outros representantes da administração municipal também prestigiaram o lançamento.
Eficiência energética na Câmara
Em abril de 2014 a Câmara Municipal realizou cerimônia de descerramento de placa que marcou a parceria entre o Poder Legislativo e a concessionária Elektro para registrar a implantação do programa de eficiência energética na Casa.
A ação teve início em setembro de 2013, quando a Casa Legislativa foi contemplada com investimentos nas melhorias da iluminação de seu prédio. A instalação das lâmpadas e de sistemas mais eficientes foi concluída no início de 2014. O investimento da Elektro na Câmara foi de R$ 15.899,49. No total foram colocadas 162 lâmpadas e 14 refletores novos, com a mesma luminosidade e menor gasto energético, portanto mais econômicas e eficientes.
Araras é considerada referência nacional em Gestão Energética pela concessionária Elektro. Entre as 228 cidades que fazem parte da área de concessão da empresa, o município foi o que mais recebeu projetos de eficiência energética nos últimos anos.
A parceria entre a Prefeitura e a Elektro teve início há alguns anos, com a elaboração do Plamge (Plano Municipal de Gestão Energética de Araras) que funciona como instrumento norteador da GEM (Gestão Energética Municipal). Possibilita estabelecer metas, objetivos e estratégias para a redução do consumo e planejar o uso eficiente de energia elétrica na administração municipal, ao mesmo tempo em que promove a criação e a capacitação da Ugem (Unidade de Gestão Energética Municipal).
Com informações da Secom/PMA
Publicado em: 23 de setembro de 2015
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.