Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Carbono Zero da Câmara: Mais de 450 mudas foram plantadas no Bosque Ararinha


Na manhã de quinta-feira a Câmara Municipal realizou o 4º plantio de mudas de árvores por meio do programa Carbono Zero. A ação ocorreu no Bosque "José Fernandes de Mattos - Ararinha" e mais de 450 mudas foram plantadas.

Colaboraram com o plantio os jovens do projeto “Meninos Ecológicos” da Aehda, em parceria com a Elektro, o presidente da Câmara Breno Cortella (PT), o vereador Carlos José da Silva Nascimento - Zé bedé (PT) e funcionários da Câmara Municipal.

 As mudas foram fornecidas pelo Centro Ambiental "Sergio Ieda" da Aehda (Associação de Educação do Homem de Amanhã de Araras), que é a responsável pelo manejo e manutenção das mudas.

O presidente da Câmara destacou a importância da medida. "Estamos satisfeitos e repetimos a ação do ano passado, plantando mudas para recompor uma mata, protegendo uma importante nascente de água da região leste da cidade", disse Breno Cortella. 

O gerente do Centro Ambiental, José Mauro Araújo, contou que nesse ano foram plantadas 50 tipos de espécies. “Todas as árvores queimadas foram retiradas e as novas mudas serão plantadas no lugar para continuar a recomposição da mata do bosque”, disse.

O cálculo da emissão de gás carbônico gerado pela Câmara foi realizado pela Uniararas - Centro Universitário Hermínio Ometto. O curso de biologia foi responsável pelo cálculo. Os estudantes foram orientados pelo professor Júlio Valentin Betiole e entrevistaram os servidores da Casa no mês de novembro.

Para o professor Júlio a parceria entre a Casa Legislativa e a universidade é muito benéfica, pois de alguma maneira o conhecimento compartilhado em sala pode ser colocado em prática. “Sempre tivemos esse objetivo de ajudar de alguma forma a sociedade, a parceria tornou isso possível, encontramos em conjunto um jeito interessante de contribuir”, afirmou.

Neste ano a emissão de gás carbono gerado pela Casa correspondeu a 78 mudas, mas devido a um incêndio que atingiu o bosque Ararinha no dia 24 de agosto, a Câmara irá replantar 400 mudas, correspondente ao número de mudas queimadas.

O programa "Carbono Zero" foi criado pela resolução nº 10 de 11 de agosto de 2009, de autoria do vereador Breno Zanoni Cortella (PT) e tem o objetivo de neutralizar as emissões de gás carbônico geados durante o ano pelo Poder Legislativo local, realizando o plantio de mudas em áreas públicas de conservação e preservação ambiental.

 Esse programa da Câmara também conta com apoio da Prefeitura Municipal de Araras, do Departamento de Meio Ambiente do Saema (Serviço Municipal de Água Esgoto e Meio Ambiente de Araras) e do Centro de Atendimento ao Munícipe "Guerino Bertolini".

O Programa Carbono Zero tem como conceito-base a quantificação de emissões de gases de efeito estufa, associadas com as atividades de indivíduos e da instituição e a respectiva compensação através do co-financiamento de projetos que sequestrem ou evitem emissões em quantidade equivalente, através do plantio de mudas.

O Bosque "José Fernandes de Mattos - Ararinha" tem uma área de 146 mil m² de vegetação secundária e é o maior espaço verde na zona urbana da cidade.


Publicado em: 19 de dezembro de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...

Leia Mais

O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...

Leia Mais

A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...

Leia Mais

Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...

Leia Mais