Estudantes do 9º ano da rede municipal e estadual participaram da 1ª Legislatura da Câmara Mirim na última sexta-feira (5), na Câmara de Araras. A Câmara Mirim tem como objetivo promover a interação entre o Legislativo e os estudantes do ensino fundamental.
Para participar do projeto os jovens elaboraram uma redação com ideias a serem desenvolvidas pelo município. As redações foram escolhidas pela direção das escolas participantes. A Legislatura tem a duração de um dia e segue o exemplo do programa "Parlamento Jovem" da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e o programa "Plenarinho" da Câmara dos Deputados.
Os estudantes selecionados e que compuseram a 1ª Legislatura da Câmara Miriam de Araras foram: Gabriel Souza Santos (Emef Tereza Colette Ometto), Gabriela Gonçalves Vendite (EE Ignácio Zurita Júnior), Letícia Franco (Emef Prof. Joel Job Fachini), Maria Carolina Guirau e João Pedro Dela Coleta Zanghettin (Emef Prof. Júlio Ridolfo), Maurício Rafael Casagrande (Emef Profª. Adalgisa Perin Balestro Franzini), Nicolas Gabriel Dias Vianna (EE Vicente Ferreira dos Santos), Tayná de Lima (EE Profª Maria Rosa Nucci Pacífico Homem), Vitor Eduardo Geronasso (Emeief Ivan Ignácio de Oliveira Zurita).
No início dos trabalhos os estudantes tomaram posse como vereadores-mirins e em seguida elegeram a Mesa Diretora. A sessão foi conduzida pelos jovens João Pedro Dela Coleta Zanghettin, eleito presidente, Vitor Eduardo Geronasso, vice-presidente e Tayná de Lima, secretária. Durante a sessão os vereadores-mirins defenderam suas ideias e proposituras.
A vereadora-mirim Letícia Franco aprovou a iniciativa. “Foi uma experiência diferente falar sobre a minha propositura, aprendi um pouco mais sobre o papel da Câmara e dos vereadores”, disse.
A Câmara-Mirim foi instituída por meio do decreto legislativo nº 8/2014. A proposta é de autoria do presidente da Câmara, vereador Breno Cortella (PT), que no ano 2002 foi o primeiro presidente da Câmara-Jovem de Araras.
O presidente justificou que com a boa aceitação e o envolvimento dos estudantes na Câmara-Jovem, era frequente a solicitação de participação de alunos do ensino fundamental. “Como a idade mínima para participação da Câmara-Jovem é de 15 anos, achamos importante criar outro mecanismo para a participação também desses jovens que se interessam por conhecer o funcionamento e a atuação do Poder Legislativo”, explicou.
A Câmara Mirim tem objetivo de permitir a compreensão do papel do Poder Legislativo dentro de um contexto social, contribuindo para a formação da cidadania, o aprendizado sobre os poderes e aspectos político-institucionais da sociedade brasileira. Visa ainda ampliar a participação popular e o papel da Câmara de promover a cidadania, englobando os objetivos da Câmara Participativa e da Escola Legislativa de Araras.
Breno explica outra diferença do programa que alcança estudantes do ensino fundamental. “A Câmara-Mirim é algo dinâmico e de um dia, é uma espécie de imersão que serve como formação para o estudante, que inclusive poderá depois participar da Câmara-Jovem quando estiver no ensino médio", disse o presidente.
Os estudantes passaram toda a manhã na sede da Câmara, receberam medalhas de participação, lanches e diploma. Durante o ano poderão ocorrer várias Legislaturas de acordo com o interesse das escolas e a disponibilidade de agendamento da Câmara Municipal. Embora a primeira edição tenha sido focada em escolas públicas, instituições particulares também poderão participar das próximas.
Confira os selecionados e o tema de suas redações/proposituras:
Gabriel Souza Santos (Emef Tereza Colette Ometto)
Título: Problemas existentes em Araras
- Acabar com acúmulo de lixo, melhorar atendimento nos PSF’s, recapear ruas, valorização do professor e continuação do Programa Minha Casa, Minha Vida, além de mais empregos.
Gabriela Gonçalves Vendite (EE Ignácio Zurita Júnior)
Título: Avenida perigosa
- Implantar sinalização na avenida que dá acesso tanto para o terminal como para o Lago Municipal.
Letícia Franco (Emef Prof. Joel Job Fachini)
Título: Grupo gerando felicidade
- Promover na sociedade o sentimento de solidariedade ao próximo. Criando grupos e equipes para realizarem arrecadação de alimentos, brinquedos e produtos de higiene pessoal.
Maria Carolina Guirau e João Pedro Dela Coleta Zanghettin (Emef Prof. Júlio Ridolfo)
Título: Uma necessidade pública
- Construir ciclovias e incentivo para utilização do transporte público.
Maurício Rafael Casagrande (Emef Profª. Adalgisa Perin Balestro Franzini)
Título: Valorização da vida
- Investir nas escolas, associações de bairros e na valorização da comunidade.
Nicolas Gabriel Dias Vianna (EE Vicente Ferreira dos Santos)
Título: Sem bullyng
- Criar um programa social contra bullyng.
Tayná de Lima (EE Profª Maria Rosa Nucci Pacífico Homem)
Título: O som alto
- Gerar multas para quem estiver ouvindo músicas em volume alto ou até mesmo ser preso por tal inflação.
Vitor Eduardo Geronasso (Emeief Ivan Ignácio de Oliveira Zurita)
Título: Para uma Araras melhor
- Incentivo a educação e a criação de programas para desenvolvimento da cultura, esporte e lazer.
Publicado em: 08 de dezembro de 2014
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.