Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Mandatos do prefeito Milton Severino e vice Acésio Devitte são devolvidos pela Câmara de Araras


A noite de quarta-feira (29) foi marcada por muita emoção em solenidade realizada na Câmara de Araras. Ocasião em que foram devolvidos simbolicamente os mandatos do prefeito e vice-prefeito Milton Severino e Acésio Devitte.

A cerimônia lotou o Plenário "Ver. Bruno Moysés Batistella" que contou com a presença de familiares, amigos, companheiros de militância política e autoridades. Também participaram o prefeito Nelson Dimas Brambilla, o vice-prefeito Carlos Jacovetti, a prefeita de Porto Ferreira Renata Braga, o vereador de Porto Ferreira, ex-prefeito e ex-deputado estadual Dorival Braga. Do Legislativo estiveram o presidente da Câmara, Breno Cortella (PT), os vereadores de Araras, Eduardo Elias Dias – Du Segurança (PHS), Francisco Nucci Neto (PMDB), Mário Corrochel Neto – Bonezinho (PP), Valdevir Carlos Anadão – Profº Dê (PT) e a vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande (PSDB).   

A devolução dos mandatos foi feita em razão de projeto proposto pelo presidente Breno Cortella e os vereadores Francisco Nucci Neto, Du Segurança e Professor Dê, membros da Comissão da Verdade da Câmara de Araras. O projeto foi aprovado por unanimidade no dia 13 de outubro, sendo promulgado o decreto legislativo nº 10/2014.

Na solenidade, o primeiro a se manifestar foi o ex-prefeito de Porto Ferreira e ex-deputado estadual, o vereador Dorival Braga, um grande amigo de Milton Severino. “Estava com o Milton até o último minuto. Nas últimas fotos eu estava lá colocando o caixão dele em seu aconchego final. Sinto-me importante por dar esse testemunho sobre alguém que lutou com tanta dignidade, a favor da independência e da liberdade”, contou Braga.  

Em seguida foi a vez das manifestações dos parlamentares presentes. A vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande falou da importância de se fazer justiça. “Recordo o quanto essa ação do Regime Militar afetou e deixou marcas na rotina política e administrativa do nosso município. Certamente, a Câmara Municipal de Araras, com esta solenidade que o tempo se encarregou de construir, nos proporciona uma viagem em nossa história e repara uma grave injustiça”.

Para o vereador Mário Corrochel Neto – Bonezinho o ato simbólico de devolução é muito significativo, pois o mandato foi tirado de ambos e da população. “Não tive a oportunidade de viver naquela época, e se hoje estamos vivendo em democracia foi graças a pessoas que pagaram o preço, e duas dessas pessoas foram o Milton Severino e o Acésio Devitte”.

O vereador Du Segurança também falou sobre o momento histórico. “Esses dois homens tiveram um grande papel no desenvolvimento econômico, social e político de nossa cidade. É uma honra participar desse ato e vamos continuar na luta para que a cidade cresça cada vez mais”.

Para o vereador Francisco Nucci Neto, apesar de ser um ato simbólico, ele tem uma importância e simbolismo muito grande e forte. “Primeiramente pelo resgate da injustiça política, de dois candidatos eleitos pela vontade do povo. Além disso, também é importante, pois mostra aos jovens como foi a época da intervenção. Por isso, pela figura do Acésio e do Milton, é importante lembrar as injustiças cometidas naquele período”.

Foram convidados para pronunciarem sobre os mandatos de Milton Severino e Acésio Devitte, o ex-vereador e presidente da Câmara (1975-1976) Itacir Roberto Zaniboni, o jornalista Valetim Viola e o ex-vereador e presidente da Câmara (1983-1984) Dorival Marcel Finardi.  Cada um relembrou sobre um período da história dos homenageados.

Zaniboni comentou sobre o primeiro mandato de Milton Severino (1960-1964). “Fiquei honrado em receber o convite para falar de um período bom da história de Araras. O Milton Severino não era só aquele locutor, aquele comunicador, ele era um grande administrador que foi mostrando aos poucos seus talentos e suas grandes obras. Ele marcou a forma de governar. Ele tinha uma autoridade impecável, não admitia arranhões e ouvia sempre o povo. Sempre me orgulhei de ter sido seu assessor, mais ainda de ter sido o seu amigo.”

Valetim Viola falou sobre o segundo mandato (1969-1970) de Milton Severino com o vice Acésio Devitte. “Eu vivenciei com o Milton e Acésio aqueles momentos difíceis. Aprendi muito com Milton, que me dizia que o vice tinha que ser um homem inatacável, por isso tinha escolhido o Acésio, assim como escolheu depois o Warley Colombini. Por isso me espantei quando soube que Acésio não pode tomar posse com a justificativa de que era um homem sem moral. Isso é um absurdo total, só uma ditadura poderia mesmo fazer isso”, disse.

Dorival Marcel Finardi falou sobre o terceiro mandato (1983-1987), período em que Milton Severino não chegou a concluir, vindo a falecer no dia 28 de outubro de 1986. “Hoje está sendo reparado em Araras um erro grave, uma agressão a dois ilustres ararenses. O prefeito Milton Severino foi um dos maiores prefeitos da história de Araras. Era um grande orador, amigo e tinha uma visão de realizações das necessidades de Araras naquela época. Lembro que seu sepultamento foi um dos maiores acontecimentos da época em presença de publico e amigos”.  

Em seguida a filha de Acésio Devitte, Regina Célia Devitte Rodrigues agradeceu em nome da família. “Esse foi um assunto que meu pai sempre falava, e graças a vocês isso se realizou e nada mais justo do que devolver a honra desses dois homens públicos da cidade de Araras. Em nome de toda a minha família, muito obrigada.”

O filho de Milton Severino, Eduardo Batistela Severino também agradeceu a homenagem e durante sua manifestação emocionou o público com o relato da história na visão de um menino.

“Durante muitos anos as pessoas me perguntaram o que eu sabia sobre tudo o que aconteceu em 1970 e eu nunca consegui responder da forma como eu queria. Porque eu tinha 8 anos e meu irmão tinha 10 anos. Eu nunca consegui expressar o que eu senti quando aconteceu tudo isso com meu pai”, contou.  

Eduardo relembrou os momentos de felicidade quando aconteciam os  comícios em que acompanhava o pai em 1968. Contou que após seu pai ganhar a eleição ia visitá-lo na Prefeitura e brincava nos corredores. Lembrou também de quando ocorreu a intervenção federal em Araras. “Eu e meu irmão vimos nosso pai ser retirado a força de nossa casa por pessoas que não conhecíamos. Nada falavam e mal deu tempo pra minha mãe entregar uma muda de roupa. Não entendíamos nada, éramos crianças. Agarramos na perna de nossa mãe, que não chorou e se manteve firme.”  

O vice-prefeito Carlos Jacovetti ressaltou a importância do resgate histórico. “Nós não temos como consertar o passado, mas temos como corrigir o futuro e é isso que foi feito hoje. Ambos se perpetuarão pelo bem que fizeram a cidade e a população ararense”.

O prefeito de Araras Nelson Dimas Brambilla frisou que a história de Milton Severino jamais será esquecida. “Nós nesta noite vivenciamos uma história dos últimos 55 anos. Uma noite que não pode ser esquecida, noite que estamos contando a saga de um dos grandes líderes que esta cidade já teve. Acompanhei a história desse homem destemido, homem de muita coragem, que a história política de Araras em todos os momentos que ela for rememorada passará pelo professor Milton Severino”.   

O presidente da Câmara, Breno Cortella destacou o objetivo da Comissão da Verdade. “Esta sessão é parte dos trabalhos da Comissão da Verdade e visa corrigir e demarcar os malefícios e as ofensas que foram realizadas. Aqui hoje fazemos um ato justiça, de reparação moral e de homenagem com a devolução daquilo que lhes foi tirado. Esperamos que em breve o Governo Federal, por sua Comissão de Anistia também formalize pedidos de desculpas a Milton e Acésio”, finalizou.  

Durante a cerimônia o público ainda assistiu um vídeo-documentário produzido pela Câmara Municipal de Araras sobre a história de Milton Severino e Acésio Devitte.

Após as manifestações os familiares receberam um diploma de devolução dos mandatos assinado por todos os membros da Comissão da Verdade. Após o encerramento, e como parte do evento, os presentes se dirigiram ao Parque Municipal Fábio da Silva Prado, Lago Municipal, até o busto do prefeito Milton Severino, onde foi descerrada uma placa com o registro da sessão de devolução, deixando marcado para a história a reparação moral realizada pelo Povo de Araras. 

 

Confira mais fotos do evento: Clique Aqui


Publicado em: 31 de outubro de 2014

Publicado por: Imprensa

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...

Leia Mais

O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...

Leia Mais

Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...

Leia Mais

A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...

Leia Mais

Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...

Leia Mais