Pressione Esc para fechar o menu.

Notícias

Nota de pesar pelo falecimento de Ideney Gonçalves de Oliveira


A Câmara Municipal de Araras expressa seu profundo pesar pelo falecimento do Senhor Ideney Gonçalves de Oliveira, aos 88 anos, ilustre autor da letra do Hino Oficial de Araras. O sepultamento ocorre nesta segunda-feira (5).

Neste momento de luto, a Câmara Municipal de Araras exprime sentimentos de condolência e solidariedade à família e aos amigos do Senhor Ideney.

Certamente, a memória de sua vida e de sua obra continuará a ser fonte de inspiração e de orgulho para todos os ararenses.

 

Biografia

Ideney Gonçalves de Oliveira nasceu em Santa Gertrudes, morou em Rio Claro e residiu em Araras desde 1960.

Foi casado com Geny Benigna Franzin de Oliveira, falecida em julho de 1991, com quem teve cinco filhos, todos ararenses.

Sr. Ideney trabalhou em comércio e serviço público, na Previdência Social. Aposentou-se em abril de 1995, quando exercia o cargo de Chefe de Serviço de Seguros Sociais.

Foi poeta, amante da cultura e autor de obras publicadas, de prosas e poemas. Além do Hino Oficial de Araras, também foi autor do Hino Oficial do município de São Pedro.

Ao longo da vida, participou de vários acervos poéticos e colaborou nos jornais “Tribuna do Povo”, “Opinião Jornal” e “A Cidade”, todos de Araras, com crônicas e poemas. Também colaborou na extinta revista “Opinião”, no folhetim “Sétima Arte” e participou como jurado em festivais musicais organizados por escolas.

Além disso, teve publicações no jornal “O Diário do Rio Claro”, da cidade vizinha, e teve seus poemas radiofonizados pela Rádio Clube de Rio Claro, no antigo programa “Ondas Literárias”.

Venceu o Concurso Literário da Semana da Pátria, instituído pelo ex-IAPAS de São Paulo, sendo seu poema vencedor, “Oração do Brasileiro”, gravado em fita cassete e apresentado nas rádios durante a Interventoria Federal.

No início de 1978, em concurso público patrocinado pelo Rotary Club de Araras – Distrito 4590 – teve sua letra escolhida por unanimidade, dentre 43 inscritas, para ser o Hino Oficial da Cidade de Araras.

Recebeu o Título de Cidadão Ararense, em cerimônia realizada em 23 de novembro de 1978, concedido pela Câmara Municipal de Araras, por indicação do então vereador Dr. Remilton Mussarelli.

Sr. Ideney é autor da letra do hino “Exaltação à Tribuna”, musicado pelo falecido maestro ararense Alfredo Alexandre Pellegatta, em homenagem ao 90º aniversário do jornal “Tribuna do Povo”.

Em 1997, disputando um concurso público instituído pela Prefeitura de São Pedro, o poeta Ideney foi o vencedor que elegeu a letra do Hino Oficial daquela cidade.

Foi membro da Academia Ararense de Letras, Artes, Ciência e Educação, onde ocupou a cadeira 43, que teve como patrono o poeta Manuel Bandeira, um dos seus autores prediletos.

Seu trabalho é um testemunho de seu amor e dedicação por Araras, e sua contribuição permanecerá eternamente gravada na história deste município.

 

Com informações do blog pessoal de Ideney Gonçalves de Oliveira, denominado “Licença Poética”: https://versosaosmontes.blogspot.com/p/livro-aberto.html

YouTube do poeta: https://www.youtube.com/@ideneypoeta

 


Publicado em: 05 de agosto de 2024

Publicado por: João Paulo Rissi - Diretoria de Comunicação CMA

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara

Outras Notícias

Fique por dentro

A Câmara Municipal de Araras, em nome de todos os seus parlamentares e representados pela presidência da Câmara, manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-pres...

Leia Mais

Comunicado

04 de julho de 2024

A Câmara Municipal de Araras comunica que, devido às restrições da Lei Eleitoral nº 9.504/97, ao disposto na Resolução nº 010/2024 e às orientações do Ministério Público do Estado de São Paulo e do...

Leia Mais