A Câmara Municipal de Araras, que aderiu à campanha mundial "Outubro Rosa", contra o câncer de mama, deu início neste dia 1º de outubro à várias atividades, como ciclo de palestras e debates, exposição "A Mulher e o Câncer de Mama", em parceria com o Inca (Instituto Nacional do Câncer "José de Alencar Gomes da Silva"), e também inauguração da iluminação cor-de-rosa da fachada da Casa.
O ciclo de palestras da campanha "Outubro Rosa" começou nesta quinta-feira com a participação do médico mastologista Gustavo Dahmen, que discorreu sobre o tema câncer de mama e mamografia.
O palestrante falou sobre os sintomas do câncer de mama, o tratamento e prevenção da doença, os fatores de risco, e também sobre a importância da realização do exame de mamografia e do auto-exame. Gustavo também tirou dúvidas do público presente, que participou ativamente da palestra.
O mastologista fez observações a respeito dos sintomas. "O câncer de mama não apresenta muitos sintomas, e a grande maioria das pacientes relatou que não sentia nada. É importante observar se houver secreção transparente ou cor de sangue", disse.
Participaram deste primeiro dia alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Emeif "Professora Thereza Colette Ometto", munícipes e mulheres que já superaram a doença e deram seus depoimentos.
A programação segue com palestras que terão a participação voluntária dos médicos Marcelo Montoni (Cirurgião Plástico), André Desuó Bueno de Oliveira (Mastologista), Fábio Veloso Alexandrino (Oncologista) e Rogério Jorge Castro (Oncologista e Hematologista), além dos testemunhos de pacientes que já passaram ou que ainda estão em tratamento.
A vereadora Magda Carbonero Celidorio (PSDC), presidente da Câmara Municipal, afirma que a programação do "Outubro Rosa" na Câmara é uma oportunidade para discutir e debater o câncer de mama, assunto este de grande importância para a comunidade. "O nosso objetivo é conscientizar a população para a prevenção e formas de tratamento. Esta será uma ótima oportunidade para a população tirar dúvidas com os profissionais e trocar ideias", ressalta.
Os eventos do "Outubro Rosa" são uma parceria da Câmara Municipal, Escola Legislativa e Câmara Participativa.
Iluminação
Com o início da campanha "Outubro Rosa", a Câmara Municipal iluminou a fachada do prédio do Legislativo com luzes de led na cor-de-rosa, chamando a atenção dos munícipes que passam pelo local. A iluminação permanecerá durante todo o mês de Outubro.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo/SP. Em 2 de outubro de 2002, quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa.
Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama que, com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos, iluminou de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao "Outubro Rosa".
Exposição
Integrando a campanha, foi aberta neste primeiro dia de outubro a exposição "A Mulher e o Câncer de Mama" no Espaço Artístico-Cultural da Câmara Municipal de Araras, no Átrio "Presidente Vereador Pedro Pessotto Filho". A exposição, que é uma parceria entre a Câmara Municipal de Araras e o Inca (Instituto Nacional do Câncer "José de Alencar Gomes da Silva"), conta com 48 lâminas que tratam do assunto de forma clara e objetiva, como "O câncer de mama na antiguidade", "Primeiros passos para a cirurgia", "Raio X à Mamografia", "Tratamento", " A Cronologia das ações nacionais de controle do câncer de mama", entre outros.
Adesão
Os funcionários e vereadores da Câmara também abraçaram a causa da campanha "Outubro Rosa", sendo que todos os funcionários e servidores estão trabalhando com roupas cor-de-rosa ou com um broche com a fita símbolo da Campanha.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação "Susan G. Komen for the Cure" e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.
Mais comum entre as mulheres, a maioria dos casos de câncer de mama tem sido diagnosticada já em estágios avançados. No Brasil, as taxas de mortalidade pela enfermidade continuam elevadas, exigindo cada vez mais atenção à necessidade do diagnóstico precoce, que, aliada ao tratamento, possibilita melhores resultados.
A doença é causada pela multiplicação anormal das células da mama, que formam um tumor maligno. Os sintomas consistem em alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante à casca de laranja. Secreção no mamilo e nódulo (caroço) endurecido e fixo no seio, geralmente indolor, também são sinais de alerta. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila e no pescoço.
Programação
15/10 - 19h – Dr. Marcelo Montoni - Cirurgião Plástico
20/10 - 19h – Dr. André Desuó Bueno de Oliveira – Mastologista, e Dr. Fábio Veloso Alexandrino - Oncologista
27/10 - 19h – Dr. Rogério Jorge Castro - Oncologista e hematologista
Com informações do Inca - Instituto Nacional do Câncer "José de Alencar Gomes da Silva"
Clique aqui e acesse as fotos do evento.
Publicado em: 02 de outubro de 2015
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.