A presidente da Câmara Magda Carbonero Celidorio (PSDC) participou na sexta-feira (16) da coletiva de imprensa sobre a crise hídrica na cidade. Os vereadores Marcelo de Oliveira (PRB), Valdevir Carlos Anadão – Prof.Dê (PT) Eduardo Elias Dias –Du Segurança (PHS) também compareceram ao evento.
O prefeito Nelson Dimas Brambilla e o presidente interino do Saema (Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente) Felipe Beloto, anunciaram um conjunto de medidas de curto, médio e longo prazos para enfrentamento da crise hídrica que assola a região Sudeste do País e reflete, em Araras, no racionamento de água e transtornos à população.
O anúncio foi feito com a apresentação do plano de metas da autarquia, contendo diagnóstico da atual situação das estruturas de captação, reserva e distribuição de água, bem como dos mananciais do município.
As ações imediatas serão financiadas, em boa parte, com recursos do Fundo soberano criado em 2009 no município, justamente para assegurar o abastecimento de água e o saneamento. Esse fundo, hoje com R$ 6,5 milhões, é composto de taxas cobradas dos empreendedores imobiliários, que têm que recolher 250 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) para cada 250 metros quadrados de novos lotes.
Entre as medidas de curto prazo estão, por exemplo: a perfuração de oito poços artesianos em pontos estratégicos da cidade, a ampliação da captação de água do rio Mogi Guaçu – de 200 litros por segundo para 340 litros por segundo; o desassoreamento da represa Hermínio Ometto; a captação e transposição das águas dos ribeirões urbanos e das represas particulares da zona rural; o reflorestamento do entorno de represas e nascentes, além de campanhas de conscientização pelo uso racional da água, intensificação da fiscalização contra desperdícios e melhoria no atendimento telefônico do Saema.
Também estarão suspensas autorizações para novos parcelamentos de solo – novos loteamentos. Já em médio prazo, serão tomadas medidas como a troca de tubulações de água do Centro, onde se concentra a maior parte das perdas de água tratada registradas pelo Saema. A meta é reduzir essas perdas em 15% nos próximos 24 meses.
Entre outras medidas de médio prazo, encontram-se: a concessão de incentivo a produtores de água através da preservação de nascentes, o reuso de água em residências e empresas, bem como o gerenciamento de contratos de grandes consumidores de água visando uso racional.
Em longo prazo, a meta é preparar a construção de uma nova represa, implantar o Sabaz-Norte, conjunto de obras para melhorar o abastecimento da região norte da cidade e realizar estudos para uma nova ETA (Estação de Tratamento de Água) para a região leste da cidade.
Na explanação, o presidente interino do Saema complementou as informações e, após apresentar cada uma das medidas do plano, reiterou a informação de que o racionamento permanecerá por enquanto, mantendo-se no sistema de 12h com água por 36h sem água.
A íntegra do plano de metas do Saema encontra-se à disposição da população nos sites da Prefeitura www.araras.sp.gov.br, da Câmara -www.araras.sp.leg.br e nos jornais impressos locais.
Com informações Secom
Publicado em: 19 de janeiro de 2015
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.