A Câmara Municipal em parceria com a Escola Legislativa e a Prefeitura Municipal de Araras realizaram na quinta-feira (11), o lançamento do programa ambiental “Selo Verde”. O projeto é de autoria do Executivo Municipal, sendo indicação do vereador Valdevir Carlos Anadão – Prof. Dê (PT).
O evento, que faz parte da programação da Semana de Meio Ambiente, foi aberto ao público às 9h e teve a participação dos alunos do 9º ano da Emef “Prof. Joel Job Fachini”. Também estiveram presentes a presidente da Casa, Magda Carbonero Celidorio (PSDC), o analista de meio ambiente da Intervias, Henrique Robutella, o auxiliar de serviços da Usina Santa Lúcia, João Batista Antônio Jr. e o supervisor geral da Transmazon, João Roberto de Almeida. A Polícia Militar Ambiental realizou exposição de animais taxidermizados e os participantes do projeto “Meninos Ecológicos” participaram da atividade, distribuindo mudas para o público presente.
A presidente da Câmara, Magda Carbonero Celidorio (PSDC), parabenizou o Executivo Municipal e o vereador Prof. Dê. “Esta iniciativa é de suma importância para a proteção, preservação e recuperação de áreas degradadas. Espero que muitas empresas se interessem pelo projeto, vistam a camisa para a recuperação de nosso meio ambiente”, disse Magda.
A bióloga Bruna Talita Fatoretto palestrou sobre os recursos hídricos e a preservação do meio ambiente. “Preservar é uma ação conjunta, nós temos o nosso papel, precisamos economizar”, falou Bruna.
Dando continuidade às atividades, às 19h ocorreu a apresentação do programa “Selo Verde” e do Fundo Municipal de Meio Ambiente pelo vereador Valdevir Carlos Anadão – Prof. Dê (PT) e pelo diretor de Departamento de Meio Ambiente Raul de Barros Winter. O vereador Breno Cortella (PT), o vice-prefeito Carlos Alberto Jacovetti, a secretária da Educação, Elisabeth Cilindri, o diretor da Secretaria de Obras Públicas, José Gonçalves Filho e os alunos do programa Projovem Urbano da escola “Antônia Marques Dahmen” participaram do evento.
“É o início do trabalho ainda, é o começo. Entendo que para uma lei ter efetividade é importante que a comunidade abrace essa causa, pois sem o envolvimento da comunidade, a lei é somente um papel”, ressaltou o vereador Prof. Dê.
O diretor Winter falou sobre o funcionamento do programa. “Essas ações e lei demonstram o compromisso em zelar e cuidar do nosso município e meio ambiente”, completou Winter.
Além disso, a atividade contou a participação da coordenadora do curso de agroecologia da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – campus Araras, Adriana Cavalieri Sais, que abordou o tema “Reflexões sobre a degradação e recuperação da água de Araras”.
“O Selo Verde é um passo que Araras dá para refletir sobre as dificuldades que a cidade possui em relação ao meio ambiente e aos seus recursos hídricos de uma forma madura. Buscando soluções juntamente como munícipes”, finalizou a coordenadora.
O Programa Ambiental “Selo Verde” – Lei Municipal nº 4.760 de 2015, possibilita a concessão de certificado socioambiental, que visa reconhecer pessoas jurídicas que contribuem para o desenvolvimento sustentável, por meio de medidas de proteção, preservação e recuperação do meio ambiente, promovendo a melhoria na qualidade de vida da população.
Publicado em: 12 de junho de 2015
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.