A Escola Legislativa da Câmara Municipal voltou a realizar na noite de quinta-feira (24) o Seminário "Pensando Araras". Desta vez, o tema abordado foi "Transparência e Gestão Participativa", com a participação do professor Eduardo Tadeu Pereira, ex-prefeito de Várzea Paulista/SP e presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM).
Além do palestrante, compuseram a mesa dos trabalhos o vereador e membro do Conselho Gestor da Escola Legislativa, Breno Zanoni Cortella (PT), o secretário municipal de Planejamento, Gestão e Mobilidade, Fábio Augusto Peetz Herling Franco, o coordenador do orçamento participativo da Prefeitura Municipal, Alfredo Souza Neto, e o diretor do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU "José Olavo Paganotti", Eustáquio Alves Cardoso.
O vereador Breno abriu o seminário lembrando que desde 2012 Araras tem regulamentada por lei a obrigatoriedade do debate regionalizado sobre o orçamento local. "Nenhum prefeito pode encaminhar a proposta orçamentária para o Legislativo sem a participação popular", comentou.
Alfredo fez uma síntese sobre o desenvolvimento do orçamento participativo em Araras. "Hoje ele representa 12% do orçamento total do município, que é dividido entre as 11 regiões administrativas. Recebemos as demandas da população o ano todo, e não só de julho a setembro, quando o orçamento é desenvolvido. De 2009 até agora, das 495 demandas apresentadas, 319 foram atendidas", informou.
Eduardo falou sobre o surgimento do orçamento participativo no Brasil, em Porto Alegre/RS, há 27 anos. E também sobre a experiência e os resultados que obteve com a implantação do mesmo durante sua gestão à frente da Prefeitura de Várzea Paulista/SP.
Para o professor, o papel essencial de um governo é garantir o direito do cidadão. "Ele tem direito e é o mais capacitado para expor as suas necessidades", defendeu.
Ainda, para Eduardo, o processo do orçamento participativo é uma verdadeira escola de cidadania. "Trata-se de um instrumento para formação das massas, fazendo com que aprendam a ser cidadãos. Ele é uma ferramenta de gestão, pois indica os caminhos mais certos de uma administração, uma vez que emana de quem vive de perto os problemas de uma comunidade".
Os representantes da Prefeitura Municipal de Araras apresentaram o site por meio do qual, desde o ano passado, pode ser usado pelos cidadãos para incluir demandas ao orçamento participativo.
O público que compareceu ao Plenário "Vereador Bruno Moysés Batistela" participou do seminário, fazendo questionamentos aos integrantes da mesa sobre o tema discutido.
Publicado em: 25 de fevereiro de 2016
Publicado por: Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 241/2024, que autoriza o Executivo Municipal a abrir crédito adicional especial ao orçamento vigente, par...
O vereador da 7ª legislatura da Câmara da Terceira Idade, João Atílio Stival, foi o orador da Tribuna Livre durante a 43ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na segunda-feira (25). Em...
Os vereadores da Câmara aprovaram o Projeto de Lei nº 187/2024, que dispõe sobre a receita e a despesa para o exercício do ano de 2025 em 2º turno, durante a 43ª Sessão Ordinária realizada na segun...
Os vereadores da Câmara Municipal de Araras votaram e rejeitaram dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso do imóvel: do Restaurante do Parque Ecológico e do Cine Theatro Santa H...
A Câmara aprovou na 43ª Sessão Ordinária de 2024 o Projeto de Lei Complementar nº 12/2024, de autoria do Executivo Municipal. São incluídas na planta genérica de Araras duas faces de quadra criadas...
Durante a 43ª Sessão Ordinária desta segunda-feira (25), a Câmara Municipal de Araras realizará votação de dois projetos de lei sobre concessões de direito real de uso de imóvel: um sobre o Restaur...
Copyright 2024 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.20 | Desenvolvido por: Sino Informática.